Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/141

Wikisource, a biblioteca livre

CAN

��CAN

��lis

��ricia, a degenerao da Canna de Ota- hiti seguio a mesma marcha que aqui, e o governo colonial, logo que a pre- sentio, mandou buscar plantas vrios lugares da sia e da Oceania.

Hermann Herbot, intelligente jardi- neiro allemo, foi o encarregado da misso de ir buscar as novas plantas Bourbon.

Elle partio do porto do Rio de Ja- neiro em Setembro de 1857, e voltou em Maio de 1858, trazendo, alem de varias outras plantas, inclusive mudas e se- mentes do excellente caf de Bourbon, trs variedades de Canna, saber : uma verde de Penang ; uma cr de rosa com o nome de Canna Diard ou de Batavia, e finalmente uma vermelha arroxeada.

Tendo vindo essas mudas no poro de um navio, como lastro, chegaram em tal estado, depois de um embarque de mais de setenta dias, que foi ne- cessrio plantal-as immediatamento ; o que se fez na chcara da rua da Lapa n. 88, e no supradito Jardim Botnico afim de se distriburem quando tives- sem tomado o devido crescimento.

A primeira foi feita em 1859 no mez de Abril, e a segunda em Maro de 1860.

A degenerao das duas espcies de Canna de assucar at agora cultivadas no Brasil demonstra ainda uma vez a necessidade de renovar em certos pe- rodos as sementes das plantas exticas; porque parece provado que da cultura prolongada da mesma espcie nascem as degeneraes e as molstias que ata- cam os vegetaes.

Todo o systema agrcola nacional deve ter em vista colher tudo quanto existe de melhor em todas as partes do mundo, tanto do que novo como do que vulgar.

No primeiro caso augmentar-se-ha a riqueza vegetal do paiz e talvez a ri- queza publica; no segundo, pde-se obter variedades, que melhor prosperem no paiz ou ao menos em certas localidades.

Caracteres da espcie. uma planta que prostra pelo solo parte de seu cau-

��le, que representa um colmo, como nas outras Graminaceas ; o caule tem de altura trs a quatro metros, e no so igualmente doces em toda sua extenso; a parte culminante o muito menos que o resto, e por esta razo que o costumam cortar antes da colheita, para servir de estaca.

Espiguetas bifloraes, pelludas at a base.

A flor inferior unicamente uma pa- lheta; a superior hermaphrodita.

Trs estames ; ovrio sessil, liso ; dois estyletes terminaes, compridos; estigmas plumosos.

a planta mais bella da familia das Graminaceas.

At nos ltimos tempos forneceu o assucar consumido no mundo inteiro, bem que hoje esta produco seja par- tilhada com a da Beterraba.

At a epocha da revoluo franceza o assucar de Canna no tinha rivaes nos mercados consumidores.

A guerra martima, os bloqueios, a ala enorme de todas as mercadorias eoloniaes, a perda para a Frana de quasi todas as suas colnias fizeram pro- curar os meios de supprir a falta quasi absoluta de um gnero de consumo geral como o assucar.

Fizeram-se ento muitas tentativas e ensaios sobre todas as matrias capazes de dar assucar abundante e barato.

Tentou-se de novo a cultura da Canna, na Provena, porm nunca se pde obter assucar cristallizado ; recorreu-se ento uva, ao gro de milho e ao seu caule, ao shorgo, castanha, cenoura, etc, porm debalde.

Em 1747 Margraff, chimico de Ber- lim, tinha feito conhecer a possibili- dade de obter verdadeiro assucar do sueco da beterraba; mas elle se con- tentou em demonstrar que se podia ajuntar um novo producto analyse vegetal, e que o assucar no perten- cia exclusivamente Canna.

Em 1797 Achard, outro chimico prus- siano, annunciou ter descoberto pro- cessos, por meio dos quaes se podia tirar da beterraba branca uma quan-

�� �