Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/143

Wikisource, a biblioteca livre

CAN

��CAN

��IfS

��quadrada de uma lgua de lado para fornecer beterrabas em quantidade suRciente para dar todo o assucar, que requer o consumo da Allemanba.

A cultura da beterraba ganha ter- reno todos os dias, e se propaga por toda parte.

A Frana, a Allemanha, a Rssia, a Itlia, e os Estados Unidos fazem os maiores esforos para fixar esta industria.

N'estes ltimos annos tm-se inven- tado numerosas machinas, descoberto novos processos, e at novas inaterias saccharinas.

O assucar de Canna tem a temer um novo rival, assim como o da prpria beterraba. Referimo-nos ao assucar de fcula, descoberta devida ao chimico Kirchoff, e que j se explora em grande escala nas fabricas de Mr. Mollerat. No entraramos n'estes pormenores sobre a beterraba se, em primeiro lu- gar, no quizessemos chamar a atten- o dos agricultores e da adminis- trao para esse terrvel rival de uma das nossas mais importantes industrias e fontes de riqueza; e, em segundo lugar, para fazer sentir a necessidade urgentssima de adoptar-se quanto an- tes methodos mais racionaes de cultura, e todos os apparelhos e processos usados na fabricao do assucar de beterraba.

Quando pensamos que a beterraba. que se acha em condies menos fa- vorveis do que a Canna, e que contem quasi metade do assucar encerrado n'esta, d, pelos melhoramentos intro- duzidos na Europa n'esta industria, mais assucar (quasi o dobro) do que a Canna , estamos certos que tudo que concorrer para augmento final d'esta industria entre ns, merecer a pena ser tida em considerao.

A provncia de Pernambuco possue mais de mil fazendas de assucar ou fabricas de fazer assucar. A industria aSsucareira devia achar-se em estado de prosperidade ; mas infelizmente assim no acontece. No Brasil inteiro, e sobre tudo em

��Pernambuco, a agricultura sente um grande embarao em seu desenvolvi- mento, que a falta de viao e de boas estradas.

Ha poucos annos a linha frrea de S. Francisco atravessava mattas vir- gens, hoje esses lugares esto occu- pados por excellentes engenhos, e os habitantes vo lucrando os benficos efeitos d'esta grandiosa obra do pro- gresso.

Ordinariamente os nossos lavradores luctam com os maiores embaraos fi- nanceiros, e muitas vezes para evital-os lanam mo de sacrifcios muito pe- sados, e dos quaes difficilmente conse- guem o resultado que desejam; visto como s encontram capites com a usura de 18 a 24 %, e esses capita- lisados.

Parece-nos que o nosso governo de- via compenetrar-se d'estas verdades, e tratar de melhorar a sorte dos nossos agricultores e sobre tudo dos fabri- cantes de assucar ; porque esses con- correm muito para a riqueza do paiz. Com a creao de estabelecimentos de credito se remediariam muitos males, que presentemente afliigem a agricul- tura.

D'este modo muitos dos nossos agri- cultores deixariam de esgotar suas for- as vitaes, de ver aniquilar todos os seus recursos absorvidos pelos fabu- losos juros capitalisados de trs em trs mezes.

Estamos vendo constantemente os ef- feitos desastrosos d'essa negligencia dos nossos governos, que, embebidos na po- litica official, vem com indiferena o numero de fabricantes de assucar q\ie todos os dias desapparecem, que per- dem seus escravos, as suas terras, os seus utenslios, tudo vendendo emfim em praa publica; e isso no basta para pa- gar ao usurrio desoito vinte e quatro por cento dos juros capitalizados de trs em trs mezes, do emprstimo feito ao pobre agricultor.

De todos os agricultores do Brasil os que se entregam a industria assucareira so os que mais soffrem estes males.

�� �