Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/145

Wikisource, a biblioteca livre

CAN

��CAN

��11

��No se passa, num dia, do mais completo atrazo ao mais elevado gro de perfeio; mas, ao menos, que se no d lugar a que nos possam dizer, que fechamos systematicamente os olhos do espirito s grandiosas idas de progresso, que l por fora circulam.

Depois das breves reflexes que aca- bamos de fazer, no deixaremos de tocar na grande, na magna questo, que actualmente se agita em nosso paiz.

Queremos fallar da substituio do escravo pelo trabalhador livre; da subs- tituio d'aquelle, que, sem gosto e s obrigado pelo agitar do ltego, revolve a teri-a, que amaldioa, pelo colono feliz, que v das bagas do suor, que cahem no solo, brotar a sua felicidade no futuro.

A emancipafo da escravatura, sem o desenvolvimento agrcola, sem grande augmento de colonisao, uma ver- dadeira calamidade.

O escravo hoje, livre amanh, jul- ga-se dispensado do trabalho, que elle havia-se acostumado a considerar como um mal resultante do seu penoso estado.

D'ahi a perturbao da ordem social, o latro*cinio, o assassinato etc. , como no ha muito tempo se observou nos Estados Unidos, assombrosa nacionali- dade que, graas enorme affluencia do estrangeiro s suas plagas, pde resistir ao tremendo abalo de uma me- dida to violenta, como a de alforriar de uma s vez doze milhes de escravos!

Attenda pois o governo colonisao, concedendo. amplas garantias ao estran- geiro que entre ns vier domiciliar-se, fa- cultando-lhe o livre e desembaraado desenvolvimento de sua actividade , protegendo a industria, animando todas as tentativas do engenho inspirado no progresso humano.

Feito isto, no duvidamos augurar ao nosso Brasil um futuro, no mui re- moto, de grandeza e explendor.

Reformem-se as instituies, que de reforma necessitam, e seremos um povo soberano.

��Variedades da canna de assucar : A palavra Canna d-se vulgarmente a todas as plantas, cujo caule nodoso, com intervallos chamados gommos , cujas folhas gramiueadas formo uma espcie de bainha na sua base, como a Canna de Cayenna. E' a mesma des- cripta anteriormente.

A Canna creoula no cresce nem en- grossa tanto como a de Cayenna, mas mais doce ; seu principio saccharino mais abundante, isto , de sabor mais franco ; a cr externa mais verde; cobre-se de um p acinzentado ao redor dos ns, donde nascem raizes muitas vezes.

Productos do sueco da canna de ASsuCAR. De todos os vegetaes, ne- nhum ha, que seja to rico em pro- ductos, os quaes tenham maior numero de usos e mais vasto consumo, do que a Canna e assucar.

Produz o assucar branco e masca- vado ; esta substancia tempera muitas das nossas bebidas, e tem grande im- portncia na confeitaria ; o prprio sue- co da Canna fcaldo) uma bebida deli- ciosa.

Produz melaos de um gosto agra- dvel .

O sueco da Canna, e o residuo da fa- bricao do assucar, fermentado e sub- mettido distillao, produz aguarden- te, cachaa, lcool, rhum, vinho e vina- gre, productos que tem grande emprego no uso domestico e na industria.

Propriedades medicas. O assucar crystaliza em prismas de 6 faces, com as extremidades diedricas ; n'este estado chamam-lhe assucar candi, e usado como peitoral.

Em p usa-se como coUyrio secco, s ou unido a outros corpos

O assucar uma substancia de uso muito vulgar na medicina contra as irritaes, sobretudo do apparelho res- piratrio; um emoUicnte agradvel, de que nos servimos todos os dias.

Com o assucar prepara-se um grande numero de medicamentos ; taes so as

�� �