Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/194

Wikisource, a biblioteca livre

168

��COR

��COR

��No pice forma \\m collo, onde est semeada uma poro de florinhas mi- das, de er rsea, mui bonitinhas, com fructosinhos, como uns pequenos ma- millos.

O corpo d'esta ])lanta composto de um tecido esponjoso e branco.

Ella vegeta no serto, sobre os ter- renos ridos, e tambm em outros lugares.

Caracteres da famlia. Esta fa- mlia se compe essencialmente do g- nero Cactus de Linneo, e das divises que n'ella se estabeleceram, e que se consideram muitas vezes como gneros. So plantas vivazes, muitas vezes arborescentes, de uma apparencia in- teiramente particular, que s tem ana- logia com algumas EuphorMaceas.

O caule ou cylindrico, ramoso, ca- nellado, anguloso, ou composto de peas articuladas, espessas, comprimidas; tem sido considerado sem razo como folha.

As folhas faltam quasi constante- mente, e so substitudas por espinhos reunidos em feixes.

As flores, que so algumas vezes muito grandes e brilham vivamente, so em geral solitrias, e collocadas no fundo d'estes feixes de espinhos.

O clice gamosepalo, adherente ao ovrio infero, as vezes escamoso exte- riormente, terminado no pice, em um grande numero de lbulos desiguaes, que se confundem com as ptalas.

Estas ordinariamente so numeross- simas, e dispostas em varias ordens.

Os estames, igualmente numerosssi- mos, tm os filetes delgados e capil- lares.

O ovrio infero, de uma s loja, contendo um grande numero de vulos unidos trophospermas parietaes, cujo numero varivel, e ordinariamente em relao com o dos stigmas.

O estylete simples, terminado em trs, ou maior numero de estigmas raia- dos.

O fructo carnoso, umbilicado no pice.

As sementes tm um duplo tegumento

��e encerram um embryo erecto ou cur- vado, eommummente desprovido de en- dosperma.

Coromaeliria. Mimosa farnesiana Linn. Fam. das Leguminosas. Em muitas provncias do Imprio tanto do Sul como do Norte chamam a esta planta Esponjeira.

Ella oriunda da ndia, onde a cha- mam Cssia do Levante.

E' um arbusto mediano, de tronco escuro, espinhoso, e de folhas miudi- nhas em palmas.

As flores so amarellas, e dispostas pelas axillas dos ramos, semelhana de um froco redondo, como feito de re- troz amarello, com um cheiro agra- dvel.

Tem por fructo uma vagem parda, chata, contendo gros escuros, como os de feijo.

A fava de cheiro activo e cr de cas- tanha.

A raiz, pisada e misturada com agua, antdoto das mordeduras das co- bras.

Propriedades medicas . As folhas so antipasmodicas e excitantes ; a de- coco da casca antiarthritica, em- pregado em banhes, e a das folhas contra as dores de dentes.

CosT^eio la taySe. Ipomcea, Fam. das Convolvtdaceas. Chamam em Pernambuco assim a uma flor de jar- dim, introduzida recentemente, producto de uma trepadeira de caule fino.

Folhas cordiformes, e grandes.

Flor de pouco cheiro, afunilada e branca, com o tubo mui delgado e de cinco divises, que se expandem como estrellas, e com um feixe de filetes no centro.

O fructo uma capsula, que se abre em trs valvas, deixando sahir trs sementes.

Em Alagoas cresce nas margens do rio Camaragibe; abre pelas quatro s cinco horas da tarde, e fecha-se s oito J para s nove horas da manh.

�� �