Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/343

Wikisource, a biblioteca livre

MU

��MIL

��319

��o ether e o emtico ; o ether para acalmar os accidentes j declarados, e o emtico para evacuar o resto do veneno que exista no canal alimentar.

Caracteres da famlia. Vegetaes extremamente variveis na forma, con- sistncia, cr etc.

So corpos carnosos ou elsticos, tendo em geral a forma de um guarda-sol ; isto , so compostos :

Primeiro, de uma espcie de chapo ordinariamente convexo, tendo na parte inferior laminas perpendiculares, e tubos ou linhas anastomoseadas.

Segundo, de um pednculo central ou lateral, em cujo pice' se v uma membrana circular (colleretej, que se dilata em todo o circuito do cliapo , todo o cogumello algumas vezes co- berto, antes de seu desenvolvimento, por uma espcie de bolsa mpmbranosa, com- pleta ou incompleta, chamada volva.

Algumas vezes so massas globulo- sas, ovides ou allongadas, de tama- nho excessivamente varivel, espcie de copos, com filamentos simples ou ar- ticulados ; caules coralliformes, isto , ramificados irregularmente, seme- lhana do coral, de cores extrema- mente variveis; porm o seu tecido interno, que se compe de cellulas ir- regulares, nunca verde.

As sporulas, ou rgos reproducto- res, so ora nus, ora encerrados em espcies de capsulasinhas.

Elias ou so espalhadas na super- fcie do cogumello, ou envolvidas em um peridium ou conceptaculo, carnoso e membranoso, ou duro e ligneo.

Os cogumellos so em geral plantas parasitas, que crescem sobre os outros vegetaes ainda vivos ; sobre corpos or- gnicos em estado de decomposio p- trida, quer na superfcie, quer no inte- rior da terra.

Crescem algumas vezes com extraor- dinria rapidez, e sua durao quasi sempre muito fugitiva, emquanto outras vezes, (Boletus, igniarius^ ungulaiiis etc.j, vegetam lentamente, e por alguns annos consecutivos.

��Ha um pequeno numero de espcies, que cresce n'agua.

lllil em raififta. Achillea millefo- lium^ Linn. Fam. das Compostas. E' uma planta da Europa, cujas folhas so profundamente fendidas em lacinias lineares.

As flores so brancas, como as de Artemije.

Cultiva-se no Brasil.

A raiz estomachica, febrfuga e anti-odontalgica.

Mi91io. Zea mais^ Linn. Fam. das Gramneas. Esta estimada e utilssima Gramnea uma das que mais servio prestam ao mundo, porque por toda a parte cultivada como alimento dos homens e dos animaes.

Na Europa chamam-no Bl de Turquie ou Bl d'Inde.

Estes nomes derivam de terem alguns auctores supposto ser o Milho oriundo d'esses paizes ; mas tem se conhecido no ser assim.

E' natural do novo mundo, e sua introduco na Europa data do sculo XVI; a prova d'isto que em nenhuma obra de agricultura se mencionou esta planta, seno depois da descoberta de Christovo Colombo.

O Milho uma gramnea elegante ; cresce sem esgalhar at a altura de 2 metros pouco mais ou menos, de caule erecto, nodoso de distancia em distancia, herbceo, tendo internamente um tecido alvo e frouxo.

As folhas, alternas, abraam o caule em parte; so ensiformes, e com alguns pellos.

Nos ns do caule existem alguns gomos, d'onde sahem commummente duas ou trs espigas, nas melhores terras, e que so corpos pyramidaes , compostos de muitos envoltrios folia- ceos, de lamina fbrosa e delgada, e no centro de um eixo, ao qual esto apegadas muitas sementes, que cobrem toda a superfcie, e que so por sua vez cobertos de uma poro de fla- mentos delgados e fnos, semelhana

�� �