Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/415

Wikisource, a biblioteca livre

SAL

��SAL

��389

��Salepo. Orchis mascxda, Linn. Fam. das Orchideas . Planta herbcea, que na raiz possue bolbos, e tem as folhas ao rez da terra.

As flores so purpurinas.

O fructo capsular.

Produz uma substancia feculenta, nu- tritiva e analeptica, til para uso dos convalescentes e pessoas debilitadas.

Sais a brava. BikaniaahUioe folia. Fam. das Compostas. E' uma planta herbcea, cujas flores so como as do M almequer do Girasl, etc.

E' odorifera excitante, e applicada em banhos no rheumatismo.

Salsa le elieiro. Apitim petrose- Unum.1 Linn. e Spl. Fam. das Umbelli- feras. E' uma herva natural da Sar- denha, conhecida e cultivada no Brasil a muito tempo : no Rio de Janeiro e outras provindas do Sul.

Chamam-na simplesmente cheiro; de um uso geral e quotidiano n'aquellas provncias.

Em Pernambuco pelo contrario o Coentro o tempero que faz o mesmo papel que esta Salsa no Rio de Ja- neiro.

Elias so mui parecidas.

As folhas pinnadas.

As flores em umbrellas amarellas.

O fructo representa uma pequena es- phera sulcada, que se divide em dois akenios comprimidos; contm as semen- tinhas dentro de cada um.

Todas as partes da planta so aro- mticas.

A raiz tem propriedades aperientes.

As folhas so usadas externamente como resolventes.

As sementes encerram um leo es- sencial voltil.

Sa\apavviU\s.Smilax salsapar- rilha, Linn. Farii. das Asparagneas. Monoecia hexandria, Linn. Assalsapar- rilhas so plantas sarmentosas e vo- lveis, do gnero ,S'w27a2;, da familiadns Asparagineas ., que habitam no Mxico, Peru e no Brasil, e sobretudo nas pro- vncias do Par e Amazonas.

��As suas raizes so empregadas em medicina nas molstias syphiliticas,

Compe-se de um tronco lenhoso, e pouco volumoso, que se propaga por meio de ns, e so munidos de um grande numero de radiculas mui longas, flexveis, da grossura de uma penna de ganso.

Estas radiculas so formadas de uma parte cortical, succulenta no estado fresco, e de um meditulio lenhoso, com longas fibras parallelas, que as per- correm de uma extremidade outra; resulta d'esta disposio, que com dif- ficuldade se rompem transversalmen- te ; entretanto podem ser fendidas facilmente na direco do seu compri- mento.

Ha muitas salsaparrilhas prprias do Brasil, onde so conhecidas debaixo do nome vulgar de Japecangas ; so Smilax japecanga., Grieseh S. syringoides, Grie- seh. ;9. Irasiliensis., Spreng. sjphilitica., Humboldt Herraria salsaparrilha, Mar- tins.

A salsaparrilha, que nos vem das provncias do Par e Amazonas , vermelha e pequena.

Apresenta-se no commercio sob a forma de feixes delgados e longos, aper- tados por um cip disposto em espiral, e privada de suas sepas.

Attribue-se ao similax syphilitica.

A melhor Salsaparrilha aquella cujo sabor mais forte, e mais nau- seoso ; o Par exporta annualmente para os :

Estados Unidos 352 kil.

Portugal 6.939

Sul do Imprio 22.827

Total.... 30.218

Propriedades medicas. As pro- priedades da raiz da Salsaparrilha so sudorficas.

E' muito usada nas molstias sy- philiticas em geral , nas af'eces cutneas, rheumaticas e gotosas, em cosimento, na dose de 30 grammas para 1000 grammas d'agua fervendo.) trs vezes ao dia.

�� �