Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/45

Wikisource, a biblioteca livre

e côr ou expansões membranosas já simples, já lobadas.

Algumas têm na base uma espcie de pé ramificado como uma raiz, outras apresentam orgãos repartidos por um caule simples ou ramificado, com folhas alternas. Todas as algas são formadas de utriculos.

Os orgãos da reproducção são variados; ora são pouco distinctos e constituidos por corpsculos reproductores, ora os esporulos são contidos nos esporidios, especies de utriculos reunidos em grande numero em conceptaculos ôcos ou salientes.

Os esporulos de certas algas quando sahem dos esporidios, executam movimentos rapidos e variados; é a transição da serie animal que acaba nos infusorios, em que se observam movimentos anlogos, para a serie vegetal, que começa com estas plantas.

A ordem das algas era antigamente dividida em duas tribus; uma d'ellas formada pelas algas, que crescem na agua salgada e que se denominam fucus, ou varechs: a outra formada pelas que vegetam n'agua dôce e chamadas confervas.

A alga vesiculosa, bodelha, sargaço ou botilhão vesiculoso ou carvalinho do mar (Fucus vesiculosus.) Esta planta adhere aos rochedos por um curto pediculo, que se alarga em uma fronde plana, forquilhosa com nervuras dorsaes, provida de vesculas distribudas por par.

Todas as algas contem em seus tecidos soda e iodo; aproveitam-se por isso para d'ellas extrahir estas substancias. As que o mar arroja em abundncia sobre a terra, empregam-se em adubar as terras.

Algumas espcies são vermifugas, outras são applicadas nas escrophulas, outras em que existe um principio nutritivo, servem de alimento. As confervas que vegetam n'agua dôce não tém applicação conhecida.


Algodão. --Gossyphium, Linn.- Fam. das Malvaceas.-- As folhas são alternas, pecioladas, cordiformes, palmatinerviadas, tri ou quinquelobadas, sendo os lobos agudos.

As flôres são grandes, vistosas em forma de taça de cinco lobulos, e notaveis por sua corolla de bella côr amarella ou avermelhada.

Os fructos que vulgarmente são chamados maçãs, tem a forma de uma capsula ovoide de vertice ponteagudo, abrindo-se ao termo de seu amadurecimento em 3 ou 4 valvas (depiscencia loculicida); cada fructo é dividido interiormente em 3 ou 4 compartimentos (lojas) por outras tantas folhetas (septos), e cada compartimento ou loja contem 3 a 7 sementes pretas, ovoides, envolvidas por um froco de filamentos, mais ou menos longos, mui finos, de côr branca ou arruivascada.

Estes frocos de filamentos tèm por origem uma formação de pellos, emanados do episperma ou tegumento prprio da semente, e constituem a substancia txtil conhecida pelo nome de algodão.

O algodão é esta porção filamentosa da semente do algodoeiro; de todas as substancias vegetaes de utilidade para a industria, o algodão incontestavelmente o que occupa primeiro lugar.

Se o trigo faz a base da alimentação dos animaes, o algodão faz a base do trajar.

O algodoeiro é cultivado em todo o Brasil; o de Pernambuco era o mais estimado nas fabricas de Inglaterra, e mais paizes manufactureiros, não só pela sua qualidade, finura e tenacidade dos fios, como principalmente pelo lustre e brilho que possuia.

Estes predicados lhe davam muito merecimento, e valor superior a todos os algodões importados.

Concorreram para o descrdito d'este nosso producto os agricultores, pois só attenderam á quantidade na producção e desprezaram a principal condição: a qualidade. D'isto resultou o deixar de ser procurado nos mercados de seu consumo e ser vendido por inferior preço.

Outras occurrencias se deram para que o algodão do Brasil degenerasse: