Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/56

Wikisource, a biblioteca livre

30

��AMA

��AME

��as folhas cansam prurido no corpo, quan- do se lhos toca.

Aniai*(^IIo. Omphalobium liUuosuni. Fam. das Legiiuinosas. Arvore das mais importantes do Imprio, c natural das provncias do Norte, especialmente do Par at Alag-as.

um vegetal bonito, colossal, folha- gem mida disposta em palmas ; flores aromticas, em graijdes cachos verticil- lados, so como pequenos jasmins de um branco amarellado; d um fructo que uma vagem pequena, rolia, parda, com dois ou trs gros vermelhos de cr viva.

Esta arvore uma das mais ricas pro- duces do solo brasileiro.

Como madeira de construco naval , pelo governo do Brasil prohibido o seu corte sem prvia licena da authori- dade competente ; e tambm madeira de construco urbana, e ptima para marceneria.

de muita durao, no sofre com a aco do ar ; perde a cr amarella com o tempo, mas aplainada revive; a ma- deira da raiz ainda mais bella que a do tronco, porque oferece o traado dos mais bonitos veios, e substituo completamente o mogno.

Aii&arelEo flr fie lgo(9il.

Fam. idem. outra espcie de ama- rello, cuja madeira de uma cr clara, mas que facilmente desbota, conhe- cido dos marceneiros por este nome-

AiBtarello o vBBlaatico. F.

Viatico.

AntarySIis. Amaryllis formosissi- ma, Liun. Fam. das AmarylUdaceas . Esta planta natural da America Aus- tral, mas cultiva-se no Brasil.

Herva de bulbo na raiz, folhas ras- teiras planas; a flor labiada, de cr vermelha purpurina aveludada.

Chamam na Europa Lis ou Croix de Saint Jacqtes^ Lyrio ou Cruz de S. Ja- come.

Ha o Lyrio de Guernesey Amaryllis sarmiemis., Linn. e o Lyrio da China

��amarollo Amar. aiirca., ctc. O fructo uma capsula.

Aiitliaiiva iiiRii$<a. Potiroiima ce- cropice folia., Marl. Fam. das Urti- caceas. E uma arvore que vegeta no Amazonas. O seu fructo acido, doce e mucilaginoso, de sabor aprecivel.

Ha d'olla duas espcies: Poiiroima acii- mhiala., Mart. e Poiirouma licolor.

Aanliaiiva de vinlto. T'. Am-

batcva mansa.

Aeii. uma parasita do Par e supponho que o mesmo Tmb de Pernambuco.

Diz-se que essa planta d as cordas com que se amarram os feixes de sal- saparrilha ; suas folhas e o cip pro- duzem um prurido extraordinrio nos lbios, quando se pe em contacto com elles.

Aeaaltira. V. Pindaliiha ou Emhira.

Abss!s9i. F. Imhiseiro ott Imb.

AsaStaia-esaaljo. Aristolochia la- biosa, Mart. Fam. das AristolocMaceas. Planta do aspecto do milhomens. Trs espcies d'ella encontrou Martins : Aris- tolocJiea rur/teci folia, Aris. theriaca e Arist. antiliysterica.

Assieixa prea. Prunus paranaen- sis. Farii. das ftosaceas. uma plan- ta semelhante Ameixeira da Europa. Prunus domestica. O fructo preto, acido e refrigerante.

Anaeixeira ti era*. Ximenia america?ia, Linn. Fam. das Olacineas. Esta planta indgena, mas cresce tambm nas Antilhas ; nas provncias do Sul conhecida por este mesmo nome. O fructo de um aroma muito agradvel.

Arbusto espinhoso de folhas pequenas, quas redondas, com espinhos na base ; as flores em forma de roseta, pelludas e amarelladas ; seu fructo, quando ma--

�� �