Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/78

Wikisource, a biblioteca livre

ss

��ARR

��ART

��fero campinaria. Fam. das Leguminosas. Esta espcie indgena, que nasce no solo pernambucano e em outras provn- cias, a que tem o nome em Pernam- buco de Arnila da Campina; pois ha xmui confuso n'este nome : a de S. Paulo no esta; a do Rio de Janeiro, tam- bm no, segundo a classificao da Flora do Brasil.

Quanto de Pernambuco uma herva rasteira; ergue as pontas dos ramos, vestidas de folhas dispostas em palmi- nhas, iguaes s da Arruda da Europa, de cr verde- azulada, e cobertas de la- nugem, flrinhas rouxas em cachos abas- tecidos ; d fructos em cachinhos ; so vagens rolias, pequeninas, com duas valvas e com duas ou trs sementes semelhana do feijo.

Propriedades medicas. muito aza- da na dose de 30 grammas para 500 grammas d'agua trs vezes ao dia nas gonorrheas e retenes de ourinas, e em banhos nos ataques hemorrhoidaes e nas inflammaes das vias urinarias.

Ai*!t*siftr: 1e Ci>at3>ini' do Rio de tjaiiearo. V. Carrapicho de beio de hoi.

Arruda 1 Casnpo, ou de S. PaBlo. Hypericum teretiusculum, St. Hil. Fam. das Hypericaceas . Esta planta herbcea nasce naturalmente no Brasil e recebe o nome acima em S. Paulo.

de ramos ascendentes; nas partes superiores de quatro goramos ou faces, folhas pequenas, compridas ; flores em cachos.

O fructo uma capsula de forma al- longada.

ArrutSa da Europa. Rua gra- veolens, Linn. e Sp. Fam. das Rutaceas. Vegetal cultivado no Brasil. natural da Europa; se bem que acclimada ha muitos annos esta planta entre ns, com tudo nos nega a sua florescncia, que raras vezes se observa.

nm subarbustosinho elegante, at

��1 metro e 12 centmetros de altura, pouco mais, ramoso, suas folhas dis- postas em palmas, midas; todas as suas partes so de um verde azulado.

As flores que se renem om cachos, so amarellas e pequenas; todas as partes da planta derramam um cheiro mui activo mas pouco agradvel.

Os fructos so pequenas bagas de cinco cocas ou lojas.

Propriedades medicas. estimu- lante, anthelmintico, emmenagogo, em- pregado na amenhorrea , chlorose , e hysterismo.

Internamente 4 grammas para 400 grammas d'agua, para infuso.

Arruda do mato. Pelocarpus officinalis, Ahl. Fam. idem. uma planta que recebe este nome no Ma- ranho.

Propriedades medicas. emprega- da como excitante em banhos.

Arruda do aitato ou Anil dos S>o1)re@. Indigofera similerula. Fam. das Leguminosas. um arbusto peque- no de Pernambuco ; seu compxnmento de 1 K a 2 metros, esgalha pouco; de cr acinzentada ; folhas dispostas em palmas, midas, de verde azulado, mui semelhantes primeira vista com a Arruda extica ; as flores em cachos miu- dinhos.

O fructo uma pequena vagem de poucos centmetros de extenso, rolia, curva, com poucas sementes, seme- lhana do feijo.

O principio corante d'esta em maior proporo.

Propriedades medicas. O cosimento feito do sueco d'esta planta empre- gado contra o veneno das cobras , e aproveita nas dores de dentes.

Artlkeiiiia. Artemizia viilgaris. Linn. e Lamch. Fam. das Compostas. Herva natural da Europa e acclimada nos nossos jardins; uma planta quasi

�� �