Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/92

Wikisource, a biblioteca livre

66

��BAN

��BAR

��cie de bananeira semelhante a An, sendo mais elevada.

Seus frutos so de 24 centmetros e mais; a mais grossa das de seu gnero, tendo os ngulos mui salient9s.

A cr da polpa de um amarello es- curo , no muito saborosa.

curti. Musa paraisiaca^ Linn. Fcim. idem. Esta banana ha tempos passa- dos, assim como a comprida ou da terra era uma das mais communs, ou para melhor dizer, a mais conhecida e vulgar em Pernambuco, porque a de Cayenna pouco apparecia no mercado,- entretanto hoje est um pouco escassa, tomando o seu antigo lugar a banana prata. Ella quasi lisa, um pouco grossa, cheirosa e saborosa ; tem as folhas mais agudas, e o fructo mais macio que a da terra ou cor/iprida.

Esta banana, como todas, nem s se come crua, como cozida, verde ou de vez, isto , quasi madura, com peixe salgado, com mel, em doce secco, ou de calda, ou mesmo secca ao sol.

Ella contribue muito como alimento nas fabricas ou engenhos de assucar e outras fazendas ruraes.

O cacho d'esta bananeira s d trs pencas de bananas.

Propriedades medicas . As folhas so empregadas em banhos na urticaria, nos engorgitamentos dos testculos e in- chaes chronicas das pernas.

A seiva misturada com agua til nas aphtas das crianas.

BasaaaEes* &!> Taii. Fam. das 3Iiisaceas, Lvrm. Esta bananeira tem o dorso das folhas cr de violeta, e a casca da fructa quasi preta.

l>a'B9lt. Mnsa sapientium., Linn. Fa^n. idem. Esta a que se chama na Bahia bananeira da terra impropriamente.

Tem os caracteres da precedente, ele- vando porm o seu porte a maior altura.

Rompem-se muito as suas folhas.

��I O cacho grande, o fructo cresce at 36 centmetros, tem os ngulos salien- tes; curva-se mais e mancha-se muito de preto, na maturidade.

A casca a mais grossa; a massa mais compacta que na de S. Thom, mais resistente ao tacto, e a que melhor se torna quando assada ou cozida : tem todos os mais usos das outras.

Esta a espcie que os povos antigos julgavam ser o pomo do Paraizo, que Ado comeu.

ISas-aSMB. Arvore do Brasil, cuja madeira estimvel, para construco e vrios prstimos.

lls5E*sfet?aBaa ou GisairawiBsa.-r-il/- lanoxilon Brana. Fam. das Legumino- sas. uma das arvores que ennobrecem a vegetao do Brasil ; a Baraliuna co- nhesida nas diversas provncias do Im- prio como tal ou Guaraima.

Nas Alagoas mais conhecida por Maria Preta da Matta.

E' arvore colossal, muito copada, sua folhagem, mida e lusida, destribui- da por palmas.

Suas flores, em cachos, so amarel- las, e d uma vagem comprida como a de feijo.

Esta arvore tem o interior (cerne) roxo escuro, e durssimo, e tanto serve para utenslios de marceneria , como para quaesquer outras obras de machinas de engenho, vehiculos e construco ur- bana.

A importncia da Baraliuna notvel pela durao secular que tem, mesmo embebida na humidade da terra.

Fornece uma tinta rubra-fusca.

ISaa^lis fite ftode. Cactaria pallens. Fam. das Qramineas. E' uma esp- cie de capim cujas hastes so sulcadas longitudinalmente , as folhas mui es- treitas em feixes, e as flores em grupos.

Propriedades medicas. E' aperiente e diluente; usa-se tanto interna como externamente, e neste caso applica-se em cataplasmas sobre a regio do fgado.

�� �