Página:Dirceu.pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre

mais illustres, que nos invios sertões do Brasil representayão o pròducto de uma selecção spo-radica em apparente desaccôrdo com o meio; e a reacção da massa bruta e do apparelho colonial, não contra as ideias emittidas pelos inconfidentes, ideias incomprehendidas e portanto incapazes de produzir temor, mas contra as injurias, irrogadas de continuo á sua ignorância por aquelle grupo de lettrados, tanto mais offensivas e dolorosas, quanto parecião -inatacaveis, intangiyeis por causa da fórma litteraria.

No que toca â realeza, que com certeza não cogitaria em desaggravar-se, pois que se offensa havia, era por demais longínqua,- como toda a tyrannia empírica, manteve-se na esphera dos seus instinctos.

Os grandes carnívoros, segundo affirmão os naturalistas, nunca despendem forças inutilmente. Só quando acossados pela necessidade de nutrição ou pelo receio da morte aggridem, prêão, dilacerão e devorão; e quasi sempre a esta excitação seguem-se períodos mais ou menos longos de repouso e somnolençia, de grandes bocejos fastidiosos.

Não me parece bem provado que a realeza necessitasse naquella época de qualquer effusão de sangue.