Página:Dirceu.pdf/15

Wikisource, a biblioteca livre

e, sob todos os pontos de- vista, inferior á sua condição sécial, para, sem embargo da justificativa do enfraquecimento das faculdades mentaes, nos convencermos de que a sua natureza não era a de um homem capaz de resistir á invasão de animos alheios.

Portanto, se em torno delle gravitárão figuras como Alvarenga Peixoto e Claudio Manoel da Costa, a explicação encontra-se em factos quasi materiaes, sem fallar na sua posição^ official e no seu genio prazenteiro.

Não ha duvida que as vistas dos Inconfidentes convergirão para o ex-ouvidor de Villa Rica e que.por isso os perseguidores da conspiração lançarão-lhe sobre os.hombros o manto robespierreano, logo que estorou a contra-machi-nação.

Mas tudo isto, bem longe de ser o producto dessa attracção, que é o apanagio das vontades soberanas e dos chefes predestinados, resultava simplesmente de um motivo de convivencia, pois que a casa de Gonzaga, como ainda hoje acontece no sertão com todas as casas de magistrados pouco escrupulosos e muito amigos de ocios alegres, convertera-se em uma especie de hotel, em cuja varanda se falia va da vida alheia, antes do café e do banho matutino no rio, e se