Página:Divina Comedia v1, Inferno (1907).pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre

grapho, como redactor de jornais, como traductor de obras, como secretario de ministros, como correspondente de jornaes de fora e como professor. Não conhecia a palazra cansaço, tinha methodo par.z o trabalho, sabia cumprir os seus doceres e cra um c.rcmplar esposo, um dedicado p.un attuoso amigo, w loal politico. Hmm.. si satirado do que ell. ningem mais do quelle ..... mesmo daquelles que tinham inceja do seu aur, Stiv terorde’s CIN proclamar o se’n merilo.

O «Jornal do Commercio», o «Correio Mercantil», o «Diario do Rio de Janeiro»), o «Globo», a «Semana Illustrada», «A Reforma contros jornacs e revistas guardam nas suas collecções a zariedade du collaboração do talento de men progenitor. Outro teria deixado sobrinhas), licrecos, como altestados de talento.

Na Bahia publicou um livro didactico, que está hoje na duodecima edição «Epitome da Historia do Brasil e «Eloquencia Sagrada.

Para outros elle facia litros, afim de figurarem como csoriplores d.dulicos. pcelas e romancistas. Innumeras traducções de chras scientificas correm mundo publicadas com pseudonimo, sem preocupado do Su nome figurando nellas.

A sua bibliotheca escolhida e variada era seu conforto. Lia, cstudara os classicos com um amor apaixonado. Duriamente consagraca uma hora para os seus escriptores predilectos: Frei luiz de Souza, Forno Puito. Tamkio de Gees. Vanec Bernardes, Ca. moes limeidd Garnell..bonara a sua lingua com lanto carinho, que mi collocato di un pronome’. o uso de um gallicismo, de uma impropri tudi, dam cochilo. na motivo para carbal-o on CON-