Página:Divina Comedia v1, Inferno (1907).pdf/7

Wikisource, a biblioteca livre

Não é dificil para mim, filho do traductor d’esta obra, dizer algo sobre a sua vida, que, desde a infancia, foi cheia de contrariedades e de lutas. Ninguem melhor poderá narrar a vida do meu saudoso progenitor do que eu, que o faço, sem pretensões de estylo, desataviadamente.

A biographia de meu Pai não é dificil de ser traçada: com duas pennadas estará feita.

Os seus contemporances ainda se recordam d’elle como um homens de caracter illibado.

Nasceu na capital da ex-provincia da Bahia de S. Salvador aos 12 de outubro de 1822. Seu pae foi rico negociante e, devido á traição de um amigo em que confiara quasi que todos os seus haveres para a realisação de transacção de alta monta, ficou pobre, quasi que na miseria e meu Pae, que tinha então seus 14 para 15 annos, viu-se impossibilitado de continuar os seus estudos de humanidades, que estazam em gráu adiantado.

Filho dedicado e amantissimo, vendo seus progenitores na dura contingencia, depois de certo conforto e bem estar, obrigados a trabalhar para tirarem a substancia quotidiana, não quiz ser mais pesado aquelles que tanto se esforçavam para completar a sua educação litteraria. Revestido de coragem, abandonou o aconchego do seu lar tristonho e na penuria, foi leccionar o que sabia em varias fazendas de amigos de seu pae, que o acolheram de braços e bolsas abertos.

O pouco que recebia como gratificação ao seu trabalho de professor de creanças, entregava a meus avós, ficando só com o necessario para a compra de roupa.

Esta existencia tão tenra e forte lutou assim uns cinco e seis anos.