Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/235

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 213

por incomparavel tela de fundo o mar sem fim e por basti- dores os morros verdes de formas desiguaes e os cones de granito escuro ou branco, ate defrontar com a soberba Ti- juca, cuja floresta conservava puro todo o seu romantico encanto apezar de ja ir apresentando na base signaes evi- dentes do derramamento da populagao.

Nao foi por certo Linhares quern sosinho fez tudo isso, muito embora executasse um regio programma. Foi elle porem a mola principal do mechanismo que accelerou o pro- gresso da colonia emancipada e que era regulado pelo bom senso do monarcha. Linhares de todo tempo so acreditou em efficaz desenvolvimento moral baseado no bem estar mate rial, para o qual por isso convergia o melhor do seu esforgo. Ja sabemos que um dos seus primeiros cuidados consistiu em promover a abertura de estradas, indispensaveis para fa- cilitarem as communicagoes e portanto as transacgoes mer- cantis, e unirem as differentes regioes do Brazil pelo in- teresse que experimentavam necessariamente todas em collo- car seus productos mais desembaragadamente nos portos de procura e mais depressa receber as manufacturas da Europa. E obvio que d est arte augmentava o valor das propriedades distantes, crescia o consume dos generos e se fornecia em- prego a actividades que o reclamavam.

Pode dizer-se que depois do ministerio de Linhares, por effeito da sua iniciativa, e que as communicagoes regu- lares por via de terra se extenderam no Brazil, na direcgao leste-oeste, de Cabo Frio a Villa Bella, e na direcgao norte- sul, do Espirito Santo ao Rio Grande. D antes se viajava commercialmente desde o porto de Santos ate Cuyaba pela via fluvial : do porto de Sao Felix desciam canoas ate o

�� �