Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/257

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 235

e aberta aos 23 de Abril de 1811, fecho das providencias tomadas por Linhares no sentido de reformar o exercito do Brazil, dar-lhe disciplina e instruccjio, representava po- rem alguma cousa de muito mais comprehensive. Na propria expressao official - - visava a "estabelecer um curso regular das sciencias exactas, de observaqao, de todas as que conteem applicagoes aos estudos militares e praticos, constitutivas da sciencia militar em todos os seus difficeis e interessantes ra- mos, e a formar habeis O fficiaes de artilheria e engenharia, e ainda mesmo officiaes da classe de engenheiros geogra- phos e topographicos, que possam tambem ter o util emprego de dirigir objectos administrativos de minas, caminhos, por- tos, canaes, pontes, fontes e calgadas."

A Academia Militar foi installada no largo de Sao Francisco de Paula, onde se andara construindo a Se Nova, cujos alicerces e mais material abandonado se aproveitaram para essa obra ( I ) . Os professores da instituigao fluminense gosavam dos mesmos privilegios, indultos e franquezas que possuiam os lentes de Coimbra, e eram tidos e havidos como membros da faculdade de mathematica da Universidade: assim o estatuira judiciosamente o ministro para dar a maior importancia a sua creacao cujo curso completo abrangia sete annos. Estudavam-se no primeiro anno arithmetica, algebra, analyse geometrica, trigoncmetria rectilinea e desenho de fi- gura; no segundo, algebra, calculo differencial e integral e geometria descriptiva; no terceiro, mechanica, hydraulica e

��(1) A Academia Militar, a qua! chegou a estar reunida din-ante urn anno (1832-33) a Acacknnia tie Marinha, tiiansformou-so mats 1arde (1858) na Escoja Central e por fim (1874) na Ecola Polytp- chnica de hojp, fuaiocionamlo no priniitivo local. Vide Dr. Moreira de A/ovodo, Rio de Janeiro, Sua historui, monumentos, etc., 1877, vol. II.

�� �