Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/260

Wikisource, a biblioteca livre

238 DOM JOAO VI KG BKAZ1L

dos de mathematica no Real Collegio dos Nobres da capital portugueza e em seguida visitara Pariz e Londres ( i ) .

For occasiao da elevagao do Brazil a Reino, dous annos antes da acclamagao de Dom Joao VI, os negociantes do Rio de Janeiro, aos quaes parece que deviam dizer pouco os assumptos intellectuaes, escolheram todavia a offerta ao monarcha de urna bella somma de dinheiro para ser appli- cada a fins de educagao geral, como o melhor meio de com- memorar aquelle auspicioso evento, tao grato que ate cha- mou a capital deputados das camaras municipaes das provin- cias, pressurosos de agradecerem a consideravel merce feita a nagao. Deveriam, na intenc.ao dos offertantes, ser os ren- dimentos do capital doado, perpetuamente empregados em estabelecimentos que promovessem a instrucgao nacional.

For urn decreto adrede promulgado deliberou o Rei - que o foi justamente de nome no anno de 1816 que as fundagoes dotadas com aquella dadiva se erigissem no Rio de Janeiro mesmo, para que d ellas pudessem utilizar-se com preferencia os descendentes dos subscriptores, unindo-se as cadeiras das sciencias que entao ja existiam, as novamente creadas, por maneira que viesse a formar-se um Instituto Academico comprehendendo o ensino das sciencias e be^las- artes e sua applicacao a industria. Deu este projecto lugar, por tao comprehensivo, a que tenha repetidamente sido ap- pellidado Universidade o delineado Instituto Academico.

Por seu lado o governo recorria a todas as providencias no sentido de bem servir a causa da instrucgao publica. As-

��(1) Em 1813 nao se achaivam por contra estabclecidas ainda as aulas de commericio creadas na Bahia e em Pernamtouco pelo mesmo AlvarS. com forga de lei de 15 de Julho de 1809, pois que era pufoli- cado um rdital ca Junta do Commercio. ohaimando a concurso para pro- vimento dos lugares os candidates a lentes.

�� �