Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/262

Wikisource, a biblioteca livre

240 BOM JOAO VI NO BRAZIL

Dir-se-hia que tudo se animara ao sopro scientifico. N uma sociedade que hontem so lograria distinguir-se pelo atrazo, de um momento para outro ouviram-se conferen- cias philosophicas ( I ), concederam-se patentes de inven- gao, analysaram-se aguas mineraes para serem consumidas e exploradas, ensaiou-se a introducgao de typos de faunas estranhas como o camello da Arabia e a cabra da India. No centro longinquo de Cuyaba chegou a organizar-se em 1817 uma companhia de mineragao a exemplo da que no mesmo anno se organizou em Minas Geraes pelas instancias de Eschwege (2). E a melhor prova de que o anterior em- pirismo cedia o passo a investigate scientifica esta em que por decreto de 25 de Janeiro de 1812 se fundava no Rio um laboratorio pratico, "tendo em consideragao as muitas vantagens, que devem resultar, em beneficio dos meus fieis vassallos, do conhecimento das diversas substancias, que as

��(1) As confer enclas ou prelecgoes .philoso<pblcas, abertas em 1813 na sala do Real Collegio de Sao Joaquim, tinham por thema a theoria do discurso e da Imguagem, o tratado das paixoes e o sys- tema do mun d O, abrangendo portanto lo gica, grammaitioa, rhetorica, esthetica, ethica, direito natural, -ontologia, scLencLas mathematiicas, -astronomicas e physioas, e theologia natural. Foram obra do illustre Silvestre Tinlieiro Ferreira, publicists, jurisconsulto, economista *e phi- losopho do maior merito, um dos raros homens de quasi universal <M-u(li<;ao. n C dizcr dv um dos sens biographos ( .lose Silvestre. Ribeiro, Ob. ci t.) Talvez influi&se na iniclatwa de Silvestre Pinbeiro Ferreira o dose.io dc prestar si vvk.-os a-> desenvol Vimento intellectual do Brazil, assim rocobrando as boas gragas do Principe Regente, cujo favor per- dera por se baver recusado no anno anterior (1812) a ir negociar pazes entr-e Buenos Ayres e Montevideo, a menos de Ihe ser reconhe- cido caracter publico ou diplomatico. Esta foi & commissao confiada no agente Rademacker. Informam as cartas de Marrocos de 29 de Agosto e 7 de Outubro que o agente recalcitrante foi mesmo por isso degradado para a ilba da Madeira, sendo perdoado depois de jd ostar a bordo pela interviengao de lord Strangford e pelos esforcos da pro- ipria con^sorte.

UM Da transforma(,-ro que para os tvabnlhos de mineracao so ficrivcu da ;: -(;ao official em tempo de Dom Joao VI d>a conta bisto- a e scientifica o recente e valioso trabalho do Sr. Pandit Ca-logeras As Minas do Brazil e Una LcgislaQdo. Rio, 1904, 2 vols.

�� �