Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/276

Wikisource, a biblioteca livre

254 DOM JOAO VI NO BRAZIL

Mais instruidos e mais lidos em casa, comegaram os Brazileiros igualmente a viajar em mais crescido numero, a visitar o Norte da Europa, a avaliar com seguranga da diffe- renga dos governos que alii comprehendiam, contrastando com uma Italia entregue ao despotismo austriaco e ao carbo- narismo patriotico, uma Inglaterra evolvendo-se franca- mente para uma base democratica das suas instituigoes mo- narchico-aristocraticas. No seu paiz, entretanto, apezar da disseminagao da cultura, permaneciam os primeiros lugares privilegio do elemento reaccionario, dos Portuguezes, ficando assim para os Brazileiros sem realidade as suas maiores aspi- ragoes e sem estimulo especial o seu fervor pelos conhecimen- tos. Ao lado de muita reforma util e de muito projecto bene- fico, continuava ao mesmo tempo a exercer-se a rapacidade de validos e funccionarios transplantados, os quaes, na im- possibilidade de tudo alcangar a vista real, tratavam o novo reino como teriam tratado a antiga colonia, como terra con- quistada.

Os Brazileiros mogos, sobretudo, cujos hombros se nao tinham vergado sob o peso da servidao colonial, ou cujos

domicilkdos no Itio, pois quo sabia. existir no seu numero gente muito perigosa, ti Qual convinha vigar de perto. Inquieto com a advortoncia recebida, o Rei extemou- SG ate certo ponto a resipeito com o ropre- stmtsnte da Franc/a, recommienidando-lihe diligencia, o que era alias quasi o sens ado.

Natural devia ser a preseuQa de republicaaios e imperialist as foragidos com a Restauraqao e certamente abimdaya a classe dos avon- tuivirns. ,-1 1 rnhiilos iiclo fulgM) da cOrtc. Vm d rllois. o coronel CaillK 1 . nnlipt. so]: ado da It OTolucao, dcpois offickl ao sorvigo de Portugal, aggrogado como e&cudeiro ;1 pcssoa :de Carlos IV -dMTespanha rpoz a al)dic:i<;ao d\ st<> rei, de facto cxpiao no soldo dp Xa.poleao e jogador de profissao, (>stabclc;-eu n^o Uio uma roleta <nte t: ve de fcchar diante das recla.mac.-oes dos pais de familia. havo,ndo-lhc comtudo cca-rido tao pro- veitoso o negocio que elle e seus associaidos offeneceram, ern troca do privilegio da banca, maoi ; dar vir de Francja e sustentar fl sua custa um corpo de bomfeeiros.

Mal-er coii ta tambern as historias de uma supposta filha do general Piohegru, que com ta] pretexto arraucou alguns auxilios da

�� �