Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/430

Wikisource, a biblioteca livre

408 DOM JOAO VI NO BRAZIL

leiro. ( i ) De resto, si os effeitos immediatos do tratado que tamanha celeuma levantou, tantas imprecates valeu a Li- nhares e ffcou na historia diplomatica como um modelo de convenc/io leonina, foram em grande parte vantajosos ao Brazil pelos motives indicaidos, seus resultados permanentes sabemos tambem que nao foram afinal tao vantajosos para a Inglaterra como se podia ou queria imaginar.

O commercio britannico ganhou individualmente n al- guns casos, fazendo-se fortunas a sombra dos favores outor- gados de nagao a nagao, mas perdeu consideravelmente n ou- tros casos. Collectivamente nao lucrou bastante, ja por causa de especulagoes intentadas e que se baseavam na repentina abertura de um mercado novo, erroneamente anticipado mais importante do que effectivamente resukou; ja por causa dos prejuizos experimentados na venda dos oscillantes productos recebidos do Brazil em troca das importacoes in- glezas; ja pelas perdas occasionadas pelos creditos a prazo muito extenso concedidos pelos commissarios inglezes, e que atrazavam as operacoes mercantis, favorecendo tambem as especulacoes dos mercadores a varejo com os retalhistas. Em 1820, anno que precedeu o regresso da corte, existiam no Rio de Janeiro uns sessenta estabelecimentos inglezes e muito naturalmente a concorrencia entre elles determinava maiores prazos para os creditos, chegando alguns a dezoito mezes. (2)

��(1) O mesmo alvaim de 2 de Maio de 1818 tambem matidara r pharoes, que eram muito re damados pela navegagao e for mal nos po rtos as caipatazias ou companhias de carregaidores, no geral negTos e mulatos forros que, divididos em pelotoes sob a dirocyao dos funccionarios aduaneiros, caTrcgavain e d^scarregavam o? navios,

ssuinin;lo a, rcsprmsabilidade da opci af.-ao. Cliainarfini-s^ dopols i 1 ?!:;-

vai or/s a i-ssi s 1 rabalhadon s. (_ ) Henderson, ol). cit.

�� �