Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/486

Wikisource, a biblioteca livre

46* DOM JOAO VI NO BRAZIL

gal teve 50.000 homens em armas e a Suecia nunca passou de contar 15.000 homens no campo. Ao passo, porem, que a Suecia acabava por obter a uniao da Noruega, separada afinal da Dinamarca, Portugal ficara pelo artigo X do tra- tado de paz geral de 1814, em que nao participara directa- mente, obrigado a restituir a Franca uma conquista effecti- va como a Guyana e nao lograria alcangar por ella uma compensagao positiva, tendo que procurar a desforra por outro lado e por meio das tropas aguerridas nas campanhas que nenhum proveito maior Ihe trouxeram.

A Inglaterra, na sua representacao de Portugal n a- quelle tratado de 30 de Maio de 1814, nao levara mais longe o seu interesse do que na insergao da seguinte com- pensagao : revivendo a questao existente sobre as demar- cacoes, que sera terminada por um arranjo amigavel entre as divas Cortes, debaixo da media^ao de S. M. Britannica." A phrase poderia talvez querer dizer muito, mas mais pro- vavelmente nao passava de uma banalidade diplomatica sem o menor alcance. O tratado celebrara-se de resto em condi- goes que provocavam a repulsa: sem concorrencia e sem approvagao expressa de Portugal, dispondo as potencias si- gnatarias livremente de um territorio ganho pelo esforgo portuguez sem consulta ao governo do Rio, e ajustando entre si um armisticio maritimo com estipulagoes sobre pre- zas, sem intervengao de uma das maiores potencias coloniaes e mercantis ao sul da equinoxial, quando por contra nao possuia a mor parte d ellas - - nenhuma ate, exceptuada a Inglaterra commcrcio oceanico.

Nao foi, verdade seja, pela culpa de Palmella nem mesmo pela de Funchal que Portugal ficou sem represen tacao directa na discussao da paz geral e tratado preliminar

�� �