Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/194

Wikisource, a biblioteca livre

758 DOM JOAO VI NO BRAZIL

Joao VI ficaram impressas na tradigao popular e sao ainda hoje citadas como symbolicas da imprevidencia e prodiga- lidade da administragao da Real Casa. No anno de 1818- o pormenor e sufficiente - - consumiam-se diariamente no Pago 620 aves, mufto mais n aquellas ragoes, cujo valor subia, o das mais importantes, a 500 francos por mez, do que na alimentagao da gente mesma do palacio. Para se fazer uma melhor idea do desperdicio, pode-se referir que a ragao diaria da aia do Infante Dom Sebastiao, filho do fallecido Dom Pedro Carlos, abrangia 3 gallinhas, 10 libras de carne de vacca, meia de presunto, 2 chourigos, 6 libras de porco, 5 de pao, meia de manteiga (que era muito escassa no Rio), 2 garrafas de vinho, I libra de velas, I de assucar, cafe, fructas, massas e folhados, legumes, azeite e outros temperos (i). Nas cocheiras de Sao Christovao encontra- vam-se uns 300 cavallos e muares, e outros tantos nas do Pago da cida de, servindo-se d elles os fidalgos e outras pes- soas por qualquer titulo dependentes da corte mais do que os membros da familia real (2). E nao eram poucos esses dependentes por sobre os quaes se despejavam profusamente as honrarias, chegando a enchente fora do Pago, as lojas e aos armazens.

O rendimento publico, subindo consideravelmente pelo aggravamento dos impostos e sobretudo pelo desenvolvimento dos recursos e expansao da vida economica, favorecera os gas- tos. Em 1808, no anno da cbegada da familia real, a re- ceita era de 2.258:i72$499; em 1820, no anno anterior ao

��(1) Louis de Freycinet, Voyage antour du monde entrepris par ordre du Roi, execute sur Ics corvettes dc S. M. I Uranie et la Phy- sk-ienne pendant les annees 1817, 1818, 1819 et 1820. Paris, 1827, tomo I, paTte I.

(2) Hendersan, ob. cit.

�� �