Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/266

Wikisource, a biblioteca livre

830 DOM JOAO VI NO BRAZIL

qual pars magna fuit ( I ) . Si de resto tivesse o Imperador Napoleao conseguido transformar o reino de Portugal em departamentos francezes, aprisionando Dom Joao e a fa- milia de Braganga, ao Brazil aportaria em vez de um mi- nistro um pro-consul, porque o governo britannico occuparia sem hesitar a America Portugueza invocando a sua propria seguranga a zelar (2), segundo havia mesmo declarado.

O nuncio, Monsenhor Caleppi, tampouco tardou, e como cardeal veio a morrer no Rio. (3) O ininistro russo, conde de San Pahlen, e que so em 1812 chegou de Phila delphia na galera americana Bingham : tinha sido transferido dos Estados Unidos. A estes havia que ajuntar os represen-

tantes officiosos (ja nao fallando nos emissaries secretes)


dos governos nao reconhecidos de Buenos Ayres e de Monte video, e depois os representantes officiaes da Franqa, Prus sia, Austria, Paizes Baixos e Sardenha.

O Brazil passara a encerrar a razao de ser da monar- chia, e como tal tinha jus a primazia nas preoccupacoes do

��(1) Sir Sidney Smith aconipanhuu a osquadra portuguoza ni ; lat 37 47 N. e long. 14e 17 O., doixando-a alii scgnir viagoni sol> a protecgao dos navios Malbo-rongh, London, Monarch e Bedford.

(2) Mrs. Giraham, Journal of a royagc to Brazil, and rcsi- ricnce there during part of Ilic years Ml, J8J.i 1X23. London, 18- 4. Di/ osta bem informada auctora que foi na previsao perfeitamente nitida d esses desastrosos oventos nacionaes, que o Principe Re- gen te chamou seus confidontes viscon de do Rio Secco, camarista marquez de Vagos, despenseiro conde de Redondo, almlrante da esquadra Manoel da Cunha e padre Jose Eloy, thesoureiro da Pa triarchal e man-don preparar em segredo quanto faltava para a partida para a noite depois da immediata (next night but one). Escreve ainda Mrs. Graham que foi o Rio preferido a Bahia para residencia real por ser de defesa mais facil do que esta vasta en- seaida com sua entrada escancarada, e melhor abastecida a ci- dade pela visinhanga de Minas Geraes e Sao Paulo, donde Ihe vi- nham rezes, cereaes, etc.

(3) Foi enterrado na egroja do convento da Ajuda.

�� �