Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/280

Wikisource, a biblioteca livre

844 DOM JOAO VI NO BRAZIL

texto rr.ra demorar a audiencia solemne do embaixador. leviano este que, para obtel-a, commetteu a imprudencfa e nao recuou ante a humilhagao de valer-se confidencialmente junto a Dom Joao do encarregado de negocios Villalba, que elle sabia ser desaffecto do Ministro de Estrangeiros.

A recepgao foi afinal marcada para 13 de Maio, anni- versario do monarcha, quasi dous mezes portanto depois de pedida, e recebendo Balk-Poleff o respective aviso official na vespera, as 2 horas da tarde. A s 3 dirigia elle uma nota ao conde da Barca, pondo em relevo a coincidencia da audiencia e da festa de grande gala somente "como um desejo de Sua Magestade de emprestar maior realce a essa nova prova de amizade escolhida por Sua Magestade meu Augustissimo Amo para comprazer-lhe," e de novo pedindo communicagao por escripto do cerirnonial e pragmatica em uso na corte portugueza para as recepgoes dos embaixadores extraordinarios, que bem anticipadamente reclamara. u Auto- rise par les ordres de ma Cour de m y conformer, je ne pour- rai me rendre a 1 audience fixee qu apres avoir obtenu Tobjet de ma demande."

Satisfacgao Ihe foi n este ponto dada pelo conde da Barca, recebendo elle ;0 cerirnonial as 12 % da noite. Na

La presentation de Votre Seigneurie en la siuadite qualite d Ambassa- clcur, et la remisse de la lettre de creance ci-des-sus mention ge.

Des que je recevrai de nouveaux ordres de Sa Majeste sur cet obj-et, je Ie,s communiquerai promptement a Votre iSeigneurie.

Je profite de cette occasion pour repeter a Votre Seigneurie IOR temoignages de mon desir de lui etre agreable et de raa consi deration distinguee.

Que Dieu garde a V. S. nombre d ann6es. Palais du Rio de Janeiro en H Avril 18Q7. Die, V. S. Le plus gmnd et le plus fidelle serviteur, Comte da Barca. Mr. Pierre de Balk-Poleff etc." (Le- galisada a copia por Camillo Martins Lages, official maior da Se- cretaria de Estrangeiros.)

�� �