Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/289

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 853

El-Rei Hem! hem! (i)

Eu E tambem com profundo sentimento de magoa que me vejo compelli do a solicitar de Vossa Magestade uma reparac,ao como a pode e deve desejar aquelle que tern a honra de representar seu Augusto Alliado e Amigo. O Mi- nisterio de Vossa Magestade fez-me uma offensa que cara- cter representativo algum saberia supportar, nao somente devolvendo-me uma Nota por mim dirigida, como escreven- do-me uma em resposta cujo theor nao me e dado soffrer (je ne suis pas fait pour entendre). Si Vossa Magestade me da licenga, atrever-me-hia a ler-lhe a nota que me foi restituida.

El-Rei Lede.

E com effeito li a nota cuja copia transmitti ao Sr. Conde de Nesselrode, ajuntando: Quanto a do Ministro de Vossa Magestade aqui a tenho sellada para ser-lhe restituida como documento que nao acharia lugar em archive diplo- matico algum.

El-Rei- -O\\\ mas tendes tanta facilidade para as linguas? Comprehendeis o portuguez.

Eu - - Ja tive a honra de assegurar a Vossa Magestade que nao sou feito para comprehender o estylo da nota do seu Ministro, ainda que comprehendesse a linguagem.

��(1) "Os hem, licm tao repetidos sao um habito muito fami liar a S. M., que o emprega com a maior frequencia, 1 por sestro mesmo, e 2s, ou para confirmar o que acaba de dizer, ou para es- tiinnlar o -assentimento das pessiaas com quern conversa." (Officio de Malcr a Richoliou de 24 de Maio de 1817). N este officio teve o pncarr(\uado de nosocios da Fram;a onscjo do oscrovor, a proposito da roferencia de Dom Joao as embarca<;dos ingloxas que tentaram a.judar a revolugao pornamDucana com armas e provisoes, nao ser o monarcha "tres porto pour I Angh tiMTo en general." Outros inuitos accusaram pelo contrario o Rei de grande parcialidade pela Gr5 Bretanha, provando aponas esta divergencia de opiniSes ou teste- munhos que o esperto soberano seguia uma politica sua ou nacional e, quando acompanhava a politica ingleza, o faxia por ser a que n esse caso mais convinha ;i dynastia e ao paiz.

�� �