Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/295

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 859

deveriam os governos fortes manifestar para favorecerem aspirates imperialistas de potencias menores e particular- mente de potencias americanas.

As questoes de etiqueta, que tao grande papel desempe- nham na vida diplomatica, contribuiam tambem muito para o mau humor dos agentes acreditados no Rio de Janeiro, que uniformemente se queixavam das faltas de attengao de que eram victimas da parte do governo, sem se recordarem das suas proprias culpas, porventura mais graves e de que era responsavel o seu commum snobismo. O embaixador extraordinario da Austria, conde de Eltz, esse a quern o Rei, alias sem enthusiasmo algum e apoz exigir d elle uma memoria sobre o assumpto, emprestou 60 contos com que prover aos seus gastos e aos das duas fragatas do acompanha- mento da Princeza Real e salvar-se das garras dos agiotas, nem uma so festa dera em honra da corte onde fora espe- cialmente acreditado n uma tao faustosa occasiao. Nas expres- soes de Maler, o embaixador Eltz vivia incognito, dei- tando-se com as gallinhas, nao visitando nem recebendo pes- soa alguma, de sorte que a sua comitiva era convidada para as reunioes e que ao chefe o punham de lado, como si nao existisse. ( I )

Por vezes mesmo as desattengoes officiaes contra que clamavam os diplomatas, nao passavam de meras ninharias.

��(1) O conde de Eltz, o barao de Hugel e o principe Frede- rico de la Tour e Taxis partiram a bl de Maio de 1818 em navios austriacos, seguindo ao mesmo tempo na nau portugueza Sao 8e- bastiao as damas da corte de Vienna que tinham acompanhado ao Rio a Archiduqueza. A bordo d esta nau achava-se como aspirante D. Luiz Maria da Camara, mancebo de 27 annos, da casa dos con- des da Kibeira Grande, nomeado conselheiro da embaixada em Pa- riz e de quem Maler escrevia (Officio de 6 de Dezembro de .18.1 S) scr destituido de conhecimentos e nao parecer muito desejoso de adquiril-os, podendo-se adiantar que seguira machinalmente sua nova carreira como seguia o movimento que outros impviauam C\ navegagao do seu navio.

�� �