Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/312

Wikisource, a biblioteca livre

S76 DOM JOAO VI NO BRAZIL

tico de Palmella, ageitando as circumstancias, logrou obter, a mediagao austriaca no caso de Montevideo afigurava-se a corte portugueza mais favoravel do que a ingleza, julgada ate n esse m omento parcial a Hespanha. Metternich nao se dispunha (nem Ih o seria consentido) a intervir so na con- tenda aberta entre as duas cortes ibero-americanas : a Europa nao desistira dos seus direitos de tutela sobre o Novo Mundo. Entretanto dava o Chanceller arrhas da sua dedicagao a dynastia de Braganga informando o embaixador portuguez de quanto occorria e chegava ao seu oonhecimento sobre o assumpto, e nao hesitou mesmo, antes da partida de Marialva para Pariz, onde conjunctamente com Palmella ia proseguir outras negociagoes, em expedir ao representante austriaco na Franga, barao de Vincent, ordens muito positivas para proteger Portugal.

Logrou assim o marquez estribeiro-mor cumprir suas instrucgoes politicas, agindo alias de perfeita conformidade com as vistas claras e seguras do seu amigo e collega de Londres, de quern Metternich formava o mais elevado con- ceito ( I ) , declarando ao embaixador de Dom Joao VI nao

��(1) Tambem o govern o americano, segundo se collige dos dospachos de Washington, especialmente dos de Jolin Quincy Adams, que (Mn 1814 fora a Gand negociar a paz com a Inglaterra e culti- vava -suas amixadcs europeas, tinha grande canfianga no caracter e habilitagoes de Palmella, almejando pela vinda d elle para o Rio a occupar sua pasta, afim de ter o representante dos Estados Unidos uma pessoa de intelligencia desassombrada e vontade firme com quern tratar e encaminhar os negocios de mutuo interesse, taes como relagoes commerciaes, ligagao continental americana etc. Em 1819 foi nomeado para substituir Sumter um antigo funccionario do De- partamento d Estado, John Graham, que na qualidade de commissa- rio americano tinha anteriormente viajado na Argentina e no Chile para verificar o estado das cousas e lormular representa^oes contra as praticas de pirataria, das quaes nao eram de resto os Estados Unidos muito menos culpados. Graham pouco poude demorar-se no Rio. Obtondo licenga por doente em Maio de 1820, falleceu na sua patvia aos : .l de Julho do mesmo anno. A legagao fionra a cargo do secretario John J. Appleton.

�� �