Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/369

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 933

kitchen cabinet de Sao Christovao. O seu parecer era cote- jado com os dos ministros e frequentemente seguido de pre- ferencia. Correspondia-se de Santa Cruz com os membros do gabinete, transmittindo-lhes as ordens reaes que elle proprio muitas vezes determinara ou pelo menos suggerira. D estas foram, no dizer de Mello Moraes (i), a vinda da divisao auxiliar portugueza que fez a campanha da Cisplatina; a distribuigao de titulos de nobreza e cargos politicos pelos Brazfleiros natos com o fim de extirpar prejuizos nativistas e que somente redundou em accrescimo de intrigas e ciumes entre os filhos dos dous reinos, e a franca entrada no cami- nho da aboligao da escravatura, comegando-se pela limita- gao do trafico, cujo prfmeiro ensaio, no Congresso de Vienna, teria merecido o apoio de Thomaz Antonio.

Como nao pedia, nem enredava, nem roubava, das suas poucas necessidades dan-do testemunho a modestissima casa de Catumby onde residia mesmo quando primeiro ministro, o seu conceito junto ao soberano creara raizes fortissimas e contra elle nao podiam prevalecer os zelos que do burguez jurista, filho de um pequeno advogado de provincia, nutriam os fidalgos da corte.

Como ministro (2) tratou de fazer economias e manter em equilibrio o orgamento. Pessoalmente pouco

��(1) Bn&il-Rciiio e Brazil-Impcrio. Antonio de Drummond, archivo t orneceu todo o attractive e interesse aos trabalhos apressados e indigestos de Mello Moraes, foi secretario do gabinete de Thomaz An tonio e, quando reprcscntante do Imperio em Lisboa, ainda conviveu com seu antigo chefe que apenas falleceu em 1839, com 84 annos, e na maior indigencia e independencia como sempre vivera.

(.!) Thomnz Antonio dirigiu os megocio s da marinha e ultra- mar de Junho de 1817 a Pevereiro de 1818, quando os entregou a Arcos; cs n OgocioiS .ostrang",uros e da guorra de fins de 1817 a fins do 1820, quando chegou I almella, e os do roino e fazenda, com a assis- tencia ao despacho, dp 1817, depois de fallecer Bezerra, at6 antes da rctirada da cCrte em 1821.

�� �