Página:Dom Pedro e dom Miguel.pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre
12
DOM PEDRO E DOM MIGUEL

mas podendo rematar por uma apoplexia». Seriam antes ataques espasmodicos (o inglez chama-lhes fits), ajuntando que, se era possivel a consequencia de uma congestão, chamara-se de começo ao mal uma indigestão.

Dom João VI soffria desde algum tempo de uma inflammação no figado e esta enfermidade é susceptivel de subitamente aggravar-se, tanto mais quanto não faltavam ao soberano nem desgostos de familia nem cuidados-de governo. O Brazil separara-se, como elle aliás o previra, mas repudiando todo traço de suzerania portugueza: o titulo de imperador honorario que lhe fôra concedido assemelhava-se assim antes a uma farça. Esse imperio in partibus infidelium não aproveitava a Portugal, que permanecia pobre e descontente, O monarcha d'essa realeza precaria pela divisão evitava apparecer em publico para não dar ás paixões partidarias pretexto para se exacerbarem e poupar-se a si proprio a penosa impressão de uma popularidade desvanecida.

O seu proposito fôra atilado e sympathico. Elle nunca quiz guerra entre os dous reinos desunidos, porque imaginava que com o odio d'ahi resultante tornaria irremediavel a scisão. Sua politica foi sempre de pannos quentes, e pannos quentes podem não curar, mas alliviam dôres. Com essas perplexidades e vexames ia-se a sua saude, minada pela vida em demasia sedentaria e pelo mal refreado appetite. Foi uma surpreza vel-o nas festas da sua acclamação imperial com o semblante melancholico, as feições decompostas, o olhar mortiço, collocando o diadema sobre a cabeça com um gesto de automato. Logo depois foi-se com as duas infantas, Izabel Maria e Maria da Assumpção, para Mafra, que é o Escurial portuguez, onde lhe seria licito chorar e rezar á vontade, pois que, sob o influxo dos desgostos, o seu espirito, que fôra bastante imbuido das doutrinas do seculo XVII, se refugiara nas praticas religiosas.

Em Lisboa El-Rei estava occupando o palacio da Bemposta, edificado pela rainha Catharina de Bragança quando viuva de Carlos II de Inglaterra: para ahi volvera elle de Mafra e ahi morreu. A 2 de Março lançou de repente muita bilis. No dia immediato, sentindo-se melhor, deu um asseio de carruagem até Belem, ao longo do rio, e tanto bem lhe fez o ar fresco que no dia 4 acordou disposto a almoçar frango córado, queijo e laranjas. A tradição reza que-estas laranjas continham peçonha. Veio-lhe um vágado, Ingo acompanhado de suffocações, de vomitos e de um continuo pestanejar, por fim de convulsões e de syncopes, muito se assemelhando este