Página:Dom Pedro e dom Miguel.pdf/21

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO I
15

turo duque da Terceira), o conde de Penafiel, Anselmo Braamcamp e tambem o conde de Subserra (o tenente general Pamplona, tão execrado pelos absolutistas) tinham — era crença sua — assistido a reunião em Pariz em que se urdiu o plano macabro para o qual trez negociantes de Lisboa, cujos nomes ella ignorava, tinham fornecido a quantia de 60 contos.

O ministro em França, Pedro de Mello Breyner, não parecia nutrir melhores disposições do que os outros e a vez d'ella cedo chegaria, a qualquer momento, pois que o Dr. Abrantes já declarara que Portugal nunca gosaria de tranquillidade emquanto a Rainha não tivesse ingerido certa poção[1]. De tudo isto ella sabia perfeitamente, mas não arriscava queixar-se, porque seria inutil e mesmo imprudente fazel-o por emquanto (sic).

Ajuntava o embaixador que Canning, o Secretario d'Estado dos Negocios Estrangeiros a quem prestava informações da entrevista, podia estar certo de que não existia o menor fundamento para essas aleivosias, de qualquer lado «que partissem. «You may be assured, Sir — são suas palavras — that there is not the slightest foundation for such a suspicion either on one side or on the other».

Vivia-se porem n'uma atmosphera de suspeição e a lenda havia de por força propagar-se. Às lendas deitam no geral fortes raizes e a «voz do povo» tem muitos que n'ella acreditam. D'este caso aliás se pode dizer que a segurança de um crime foi commum desde o começo, e que gradualmente se arraigou no espirito de quasi todos, sendo sustentada por uma immensidade de gente. O crime aproveitava aliás ou pelo menos podia aproveitar tanto a uma como a outra das duas facções que o monarcha tratava de conservar em equilibrio e que de novo iam entrar em combate acceso. Tambem se pode dizer e com mais acerto que afinal não aproveitava nem a uma nem a outra das facções. Aquelles que mutuamente se exprobravam o attentado esqueciam que, se attentado houve, era não só deshumano mas ocioso e estupido, pois que era o soberano quem, por meio da sua passividade ladina, se constituira exclusivamente no fiel da balança entre as paixões e as ambições.

  1. O Dr. Derngalo José de Aimuutes e Castra, que fira perseguido pela Inquisição como jacobino o mação e que em Londres fundou com o Dr. Vicente Pedro de Nolasco o periodico -- O Investigador Portuguez na Inglaterra — destinado a contrabalançar o Correio Brasiliense, considerado em demasia independente, possuia por esse tempo a inteira confiança da regente Dona Izabel Maria, de quem era o mais escutado conselheiro. Mais tardo teve que se exilar. Subserra e Mello Breyner morreram na prisão sob o regimen de Dom Miguel, como seus inimigos politicos.