Página:Dom Pedro e dom Miguel.pdf/32

Wikisource, a biblioteca livre
26
DOM PEDRO E DOM MIGUEL

as regalias e o elevara á cathegoria de nação, era que Dom Pedro fosse depois d'elle rei de Portugal e dos Algarves e imperador do Brazil, a saber exactamente o que elle era.

A Inglaterra, melhor dito Canning, suggerira ao monarcha que de preferencia conservasse o seu antigo titulo de Rei do Brazil, que correspondera a uma realidade. Rei, porem, tinha precisamente um sabor de passado no paladar real; significava a tradição interrompida; envolvia o afastamento moral. Não era sem razão que Dom João VI dizia que, a ouvir a Inglaterra, renunciava de todo o diadema brazileiro com o qual pelo menos se poderia enfeitar. Imperador sim, isso representava o futuro; era o retorno por uma das innovações do seculo a uma dignidade romana de acclamação popular, que a velha realeza assim chamava a si; era sobretudo o restabelecimento moral, quem sabe se concreto, em todo o caso politico, da antiga união. Os que agora, fóra de tempo, preconizam a confederação das duas republicas, deparam n'esse rei com um avô.

O Foreign Office considerava o negocio da successão em extremo difficil. Á mingoa de declarações precisas, impossiveis de occorrerem na phase de afastamento violento de Portugal e Brazil, não era dado conjecturar ao certo as disposições de Dom Pedro com relação á acceitação ou recusa da corôa dos seus maiores, a qual elle de resto solemnemente repudiara pelas suas palavras e pelo seu acto de franca rebellião. Se incerteza n'isto havia, maior havia ainda quanto ao effeito que sobre os subditos americanos do Imperador produziria eventualmente a acceitação do throno europeu.

O historiador brazileiro Solano Constancio, contemporaneo d'estes acontecimentos, escreve</ref>Historia do Brazil, Pariz, 1839, vol. 11.</ref> que Dom Pedro bem quereria conservar Portugal e seus dominios coloniaes, annexando-os ao Brazil como ao elemento preponderante do imperio, mas que não ousava ir de encontro á Inglaterra, nem sequer á opinião predominante no Brazil. Este era infenso á reunião, porque receava que uma vez rei, Dom Pedro utilizasse seus subditos europeus em opprimir os brazileiros, mui inclinados ás idéas republicanas. Portugal possuia soldados aguerridos, que desprezavam e detestavam os irmãos coloniaes.

Eis porque em Londres nada se queria garantir, considerando o assumpto inteiramente como de ordem interna, devendo ser resolvido pela auctoridade competente. Canning escrevia a Sir William A' Court que as garantias de successão tinham sido dadas apenas contra uma força externa e dynastias rivaes, ajun-