Página:Dom Pedro e dom Miguel.pdf/331

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XLII
311

nham da convivencia com os homens antes do que do commercio com os livros, ao passo que os de Bolivar descançavam sobre um fundo litterario de bastante solidez.

Gosadores ambos, sorveram avidamente a taça dos prazeres, resgatando entretanto pelas suas inclinações artisticas seu materialismo sensual. Dom Pedro era apaixonado pela musica e compunha com talento que lhe escasseava no versejar; Bolivar esmerava-se em lances oratorios de reminiscencias classicas, e era perdido pela dança, que tambem era um passatempo favorito de Dom Pedro.

Impulsivos, facilmente colericos, cheios de desdem para com seus iguaes, não se preoccupando com pouparem as justas susceptibilidades dos seus amigos, eram occasionalmente excedidos por poucos nos rasgos affectivos, mas era pelos humildes que no geral batiam seus corações. Bolivar conhecia o mundo muito melhor do que Dom Pedro, tendo extensamente viajado na Europa no tempo da sua prosperidade e copiosamente aprendido no tempo da sua adversidade. Bolivar tinha uma prodigalidade que Dom Pedro não possuia — a do dinheiro, mas n'um e n'outro se encontrava simplicidade, não affectando refinamentos. Pode mesmo dizer-se que a compostura constituia para ambos uma attitude forçada, comquanto não fossem destituidos de distincção por vezes compromettida por estouvamentos e até por garotices.

Hodges menciona entre os predicados do duque de Bragança «um senso espontaneo e elevado de justiça, o odio da oppressão, o liberalismo dos sentimentos, a benevolencia basica », dando-lhe como defeito principal a vaidade. Dir-se-hia o retrato de Bolivar, a quem comtudo se deve em equidade tributar que exhibia uma competencia no manejo das idéas, na ousadia das concepções e na architectura dos planos, que por vezes tocavam ás raias do genio. A personalidade de Bolivar era certamente mais completa e mais poderosa e tambem mais apurada, mas convem notar que a Dom Pedro cabe maior merito por se adaptar a circumstancias que tinham por effeito mingoar seus poderes e por se enthusiasmar por principios constitucionaes destoantes das suas tradições, do que cabe a Bolivar por se embriagar de liberdade e se obstinar em emancipar todo um mundo colonial.

O Imperador podia na pratica faltar aos compromissos politicos que livremente contrahia, mas tão convencido estava do seu liberalismo que na ilha de São Miguel, antes da partida da expedição que foi desembarcar na praia do Mindello, recusou