Página:Dom Pedro e dom Miguel.pdf/40

Wikisource, a biblioteca livre
32
DOM PEDRO E DOM MIGUEL

do-lhe as consequencias, mas parecendo que as não calculava nem suscitava afim de não trahir o seu pensamento recondito, tanto mais quanto não podia deixar de perceber que o interesse da Inglaterra estava sempre em que em Lisboa houvesse um governo fraco e condescendente, não um governo forte e obstinado? Ou, conhecendo o papel turbulento desempenhado pelo hospede da sua corte e pela Rainha nos acontecimentos de Portugal de 1823 e 1824, enganava-se elle acreditando que a nação na sua quasi totalidade preferiria aos actores da tragedia falhada uma joven ingenua, innocente de todo peccado politico? Metternich nunca o confessou e, ao almejar o exito da solução austriaca da questão, devia ser sincero, o que afinal de contas é a diplomacia de melhor quilate, porque é a que mais illude.

Por seu lado não cessava o infante de protestar fidelidade ao irmão mais velho e respeito á derradeira vontade do seu « pae bem amado ». Nas suas cartas á regencia, como anteriormente nas cártas a El-Rei, qualificava a agitação dos seus partidarios de vistas sinistras e reprehensiveis e perniciosos projectos ; como podia porem ser sincero n'isto que escrevia ou mandava escrever? O irmão aliás fornecera-lhe o exemplo da falsidade epistolar quando, de accordo com o pai, jurava ás Côrtes pela sua honra ser o inimigo dos que trabalhavam para tornar o Brazil independente, ao mesmo tempo que lhes esposava a causa.

Tem-se frequentemente attribuido a Metternich o papel de inspirador de Dom Miguel e era elle por certo o oraculo a ser consultado n'aquelle tempo — oraculo solemne nas palavras e ladino nos intentos. Desde as primeiras noticias que se o vê, no dedalo da papelada diplomatica, inclinado a fechar os olhos ao que, na sua expressão, era «o funesto e fatal presente» de Dom Pedro, a saber, a Carta Constitucional. Apenas quizera, antes de desfraldar a vela, verificar d'onde soprava o vento, isto é, como procederiam a Inglaterra, a França e a Russia, esta ultima em galanteio com Canning. Sua primeira circular, de 4 de Julho de 1826 não foi sequer remettida á chancellaria ingleza por suspeital-a com justo motivo de pensar quanto ao assumpto diversamente da austriaca. Para obedecer aos seus principios, Metternich clamava contra a destruição da ordem social emprehendida pelo Imperador do Brazil, desencadeando a revolução e provocando a reacção correspondente por meio da sua dadiva constitucional. Ia mesmo alem: promettia o chanceller, em nome do seu soberano, encarar com benevolencia e até sustentar toda proposta hespanhola contra o visinho Portugal que a segurança do reino dictasse no governo de Madrid. Rindo