Página:Dom Pedro e dom Miguel.pdf/41

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO III
33

comtudo á socapa, declarava Metternich quanto lhe parecia ocioso e perigoso debater questões d'essa natureza, concernentes aos direitos magestaticos, no seio de conferencias diplomaticas.

Por sua vez Canning tocava no mesmo teclado — as prerogativas dos monarchas, as quaes elle affectava zelar. Na verdade, segundo Esterhazy, o embaixador austriaco em Londres, mofava d'ellas e soube tirar toda a vantagem possivel da Carta outorgada por Dom Pedro para cortar pela raiz as criticas officiaes. A conferencia dos embaixadores, que pensara avocar o negocio, falliu perante a attitude do estadista britannico que, no dizer de Temperley[1], combinou a força com a logica, esta quanto á legitimidade das Constituições outorgadas, aquella quanto á applicação da doutrina de não intervenção.

A conferencia contentou-se com admoestar o regimen constitucional portuguez sobre o risco de propagar na Hespanha as suas maximas revolucionarias. Villèle, o primeiro ministro da França, e Pozzo di Borgo, o embaixador do Tzar, julgavam que Portugal isolado entregue a si, se ralaria e se dividiria, perecendo a Carta de inanição. N'um certo sentido foi o que veio a acontecer, apezar de Dom Pedro conservar ás mãos os seus dous timbales, como elle dizia pouco tempo antes, ao tratar-se do reconhecimento da independencia em que a França queria preceder a Inglaterra, barganhando o favor politico em troca de privilegios commerciaes.

A conferencia tambem se mallogrou porque a Russia, no intuito de agradar a Inglaterra, recusou tomar parte n'ella, não obstante Metternich assegurar que se tratava de um concerto. A idéa de um congresso como os de Aquisgrão, Laybach e Verona, teve que ser posta de lado, taes congressos começando de resto a passar de moda. A Santa Alliança apoiou entretanto a Hespanha na protecção concedida aos refugiados portuguezes do partido absolutista.

Canning achou todavia que seria util a sua ida a Pariz com o fim de promover sua politica, o que conseguio por meio de appellos e de ameaças, sabendo perfeitamente servir-se de ambos os instrumentos. Alistou tanto a França como a Russia na causa da integridade portugueza que fizera sua, e Temperley pensa que elle conseguio mesmo fazer prevalecer seu desejo sobre a repugnancia de Metternich com relação ao juramento do infante. De facto obteve que fosse publico e notorio,

  1. O Sr. Harold Temperley, professor da Universidade de Camabridge e auctor de uma biographia de Canning, prepara sobre este e sua acção sobre os acontecimentos de Portugal e Brazil um novo livro inteiramente baseado sobre os documentos diplomaticos da epocha, do qual fez o favor de deixar-me ler antecipadamente alguns capitulos.