Página:Dom Pedro e dom Miguel.pdf/49

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO IV
41

ciaes fieis a este estado de cousas, mas não existe no paiz um só soldado que não corresse immédiatamente a alistar-se sob a bandeira do infante[1].



Chegou a Vienna o rumor d'essas conversas diplomaticas ou adivinharam-nas. O facto é que Metternich recommendou ao encarregado de negocios da Austria em Lisboa, barão Pflügel, que se esforçasse por demonstrar ao embaixador britannico, a quem suspeitava de fazer para tal fim pressão sobre o governo provisorio de Portugal, a inconveniencia (A' Court escreve inexpediency) de uma reunião das Cortes em semelhante occasião. Acontecia porem que A' Court pensava exactamente não ser o momento conveniente para sua convocação, não possuindo sequer aquelle governo pelo seu caracter temporario as faculdades necessarias para levar a bom termo uma reunião «á qual faltaria a personagem principal[2], quer dizer o soberano. É este, ou seu representante, quem deve auctorizar e presidir a assembléa chamada a sanccionar as suas deliberações. Os poderes da regencia eram para conservar, não para innovar, ou alterar... »[3].

Ora, a antiga Constituição portugueza carecia de ser eliminada para assegurar a successão á filha de Dom Pedro, fundando uma nova legitimidade constitucional á sombra de uma Carta livremente outorgada pelo monarcha, o qual, forte do seu direito de primogenitura, mas disposto a transigir, cedendo do seu direito divino, chamaria a nação a partilhar da sua soberania. Essa transacção entre as idéas adiantadas e os sentimentos tradicionaes, sobre a base de uma monarchia representativa, fôra urdida no seio da franco-maçonaria, mas Dom Pedro não renunciava á gloria que lhe pertencia pelo papel desempenhado n'esse salvamento do throno, antes fazia absolutamente questão de ser acclamado como salvador das instituições e dispensador de franquias politicas.

Taes franquias não podiam ser por mais tempo postergadas. Dom Miguel não ficaria indefinidamente em Vienna e, ao lado do partido que lhe era abertamente hostil, composto sobretudo de gente culta, havia aquelle partido mais numeroso, formado de elementos neutros, que tinha medo d'elle e tinha principalmente medo dos methodos dos seus adeptos. O embai-

  1. Despacho citado de 7 d'Abril de 1826.
  2. Sir William escrevia feature (traço).
  3. Despacho de 26 d'Abril de 1826, B. R. O., F. O.