Página:Dom Pedro e dom Miguel.pdf/73

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO VII
61

na participação das velhas Côrtes. Do que com razão duvidava muito era do enthusiasmo nacional por aquelle « invento maçonico » de uma Carta. Porventura lia o fundo do pensamento de Dom Pedro, ao mesmo tempo que previa as difficuldades que ia produzir o conflicto entre o espirito novo e o espirito antigo no seio de uma sociedade collectivamente de todo estranha ao espirito de progresso. O corpo de exercito que pouco depois despachou para Portugal não iria defender a Constituição e sim proteger o paiz contra os designios da Hespanha, onde iam refazer-se ou armar-se as forças absolutistas portuguezas, as quaes não tardariam a insurgir-se na provincia contra o acolhimento dispensado por Lisboa e pelo Porto ao brinde do Imperador do Brazil.

A maioria do conselho de regencia votou contra a publicação immediata do documento trazido do Rio de Janeiro por Sir Charles Stuart. Foi Saldanha quem iniciou a serie dos seus pronunciamentos, ameaçando fazer proclamar a dadiva real pelo exercito se o não fosse pelo governo. A Carta foi assim publicada em Lisboa a 12 de Julho, provocando demonstrações enternecedoras por parte da burguezia abastada e radical que contava graças a ella reconquistar o mando perdido em 1823.

A nova da Constituição exportada do Brazil para a Europa — a Europa de 1815 a 1830 — causou verdadeiro alarme em Pariz no espirito do ministro, barão de Damus, e entre os representantes do que Canning chamava com justeza « a alliança continental ». Canning acreditava que Metternich ia ainda accentuar o alarme e era pelo menos o que de Vienna annunciava o embaixador Wellesley. A Canning parecia singular que, tendo-se demolido os systemas constitucionaes de Napoles e da Hespanha por não emanarem do soberano, se quizesse proceder similarmente com a Carta portugueza outorgada pelo soberano legitimo[1].

A França não esposava comtudo semelhantes designios, abertamente defendidos pelos jornaes affectos á Congregação — La Quotidienne e Le Drapeau Blanc e por pamphletarios como Laurentie, que á matança de S. Bartholomeu chamava um saudavel rigor. O seu governo pronunciou-se antes com muita prudencia e moderação[2]. Quanto a Metternich, que pessoalmente andara envolvido em muitas mudanças politicas e dynasticas e cujo caracter era mais sceptico ainda que o de Canning, o

3Oliveira Lima — Dom Pedro e Dom Miguel
  1. Despacho de Canning a Sir William A' Court, de 28 de Junho de 1826, B. R. O., F. O.
  2. Despacho de Canning a Sir William A' Court de 17 de Julho de 1826, B. R. O., F. O.