Página:Dom Pedro e dom Miguel.pdf/89

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO IX
77

antigos tratados deram á Inglaterra uma preponderancia nos negocios de Portugal que, seja ella util ou nociva á propria Inglaterra, esta não tem alternativa de repudiar. A responsabilidade de tal situação é tão grande quanto seus deveres são occasionalmente pesados, e sendo estes deveres fielmente executados e d'um modo desinteressado, em vista do bem estar de Portugal e da paz do mundo, possue a Inglaterra o direito de esperar das outras potencias uma interpretação liberal e um franco apoio, e bem assim o direito de resentir-se como de uma injustiça de toda tentativa de minar sua influencia ou obstruir seus conselhos em Lisboa». A Austria e a Russia de antes da ultima guerra usavam como rivaes a mesma linguagem com relação ás nações balkanicas.

Ajuntava Canning, e n'isto ainda os tempos se approximam moralmente, «que o resultado de semelhantes tentativas seria atear a guerra civil em Portugal; provocar uma guerra — que partilharia da natureza de uma lucta civil — entre Portugal e Hespanha, e emfim suscitar uma extensão das hostilidades nas quaes o resto da Europa mais cedo ou mais tarde poderia achar-se envolvido». Confiava comtudo em que o projecto de uma opposição á justa influencia britannica estivesse n'aquelle momento banido. Nem a Inglaterra aspirava a dictar suas preferencias constitucionaes a Portugal. O primeiro ministro britannico apressava-se até em chamar a attenção do embaixador em Lisboa[1] para o que communicava do Rio de Janeiro o ministro d'Austria, Mareschal: que Dom Pedro consentiria de bom grado em que fosse modificada a Carta que outorgara. Recommendava Canning conseguintemente a A' Court que se certificasse discretamente se o governo portuguez pensava ou fazia questão de alterações, fossem de forma a não ferir os sentimentos portuguezes, ou a abrandar os receios das potencias estrangeiras.

Canning era liberal no sentido inglez do termo, no seu tempo. Era forrado de constitucionalismo, mas domestico, quer dizer que não concebia que a Inglaterra pudesse evoluir sob auspicios diversos, mas não fazia do systema parlamentar artigo de exportação. Talvez mesmo que não acreditasse serem as outras nações inteiramente dignas d'esse bem. Suas sympathias não tendiam de certo para a reacção. Se detestava a Santa Alliança, como liga, não era porem tanto pelo espirito de intolerancia que a animava, como porque ella offerecia um bloco hostil á influencia ingleza, a qual a destruição do imperio na-

  1. Despacho citado de 19 d'Agosto de 1826.