Página:Esboços biográficos.pdf/182

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

47
BRASILEIRA


em um tempo, em que uma metropole avara mantinha na ignorancia a colonia, cujos filhos mais felizes erão condenados á irem atravez de mil difficuldades mendigar á Coimbra um titulo, que os ennobrecesse perante a intelligencia.

Depois de uma primeira tentativa malograda, Vasconcellos seguio pela segunda vez para em 1813, em Coimbra matriculou-se no curso de direito, em cuja materia recebeo o gráo de bacharel formado no anno de 1818, concluidos seos estudos, conservou-se um anno em Lisboa, e em 1820 voltou para o Brasil. Applicando se á carreira da magistratura, servio em Guaratinguetá o lugar de juiz de fóra, de que tomou posse no 1.º de janeiro de 1821, sendo afinal despachado desembargador da relação do Maranhão

Entretanto o Brasil constituira-se independente. Sobre as ruinas do regimen colonial assentara-se uma nova ordem de couzas, e o systema representativo fôra proclamado no paiz. Enquanto operava-se esse grande movimento regenerador, qne transformou os destinos de sua patria, Vasconccllos, ainda em uma posição obscura, conservou-se immovel e do fundo de seu retiro, vio com praser comsumar-se o drama da independencia. A Providencia, porem, o fádara para uma missão importante, e os acontecimentos se encaminhavam para pô-lo em relevo.