Página:Esboços biográficos.pdf/183

Wikisource, a biblioteca livre

48
BIBLIOTHECA

Constituido o paiz e convocada a primeira assembléa geral legislativa, o nome de Vasconcellos foi por sua provincia inscripto na lista dos eleitos do povo.

O theatro, em que elle tinha de apparecer, estava creado; e quando mais tarde a Providencia lhe illuminar a fronte com a scentelha da intelligencia e lhe emprestar o prestigio da palavra, seu vulto tem de desenhar-se com magestade no horisonte da patria.

Depois da época agitada da independencia, lutando com as aspirações liberaes do paiz, o primeiro imperador e seus ministros pagaram doloroso tributo á nossa inexperiencia politica; a infancia do systema representativo no Brasil foi assignalada por erros, que comprometteram gravemente o governo perante a nação.

O espirito publico, educado já nos principios da liberdade, não tardou em manifestar-se: o descontentamento appareceu, e o brasileiro, hontem abraçado com o poder em odio ao jugo da metropole, acostumou-se agora a encara-lo como inimigo da liberdade. A representação nacional constituio-se écho desses sentimentos, que animavam o paiz.

Era o tempo, em que o patriotismo não tinha apenas o cunho da ficção, mas ardia, como o fogo sagrado, no peito de nossos maiores.