Página:Esboços biográficos.pdf/189

Wikisource, a biblioteca livre

54
BIBLIOTECA

revolução, e salvou a monarchia á borda do abysmo.

« Mal comprehendemos hoje os serviços prestados por esse ministerio de 1831, que teve de luctar, no meio da dissolução de todos os elementos do governo, com todos os germens da dissolução social. Reprimir o motim nas ruas, dissolver a soldadesca, manter a ordem publica, restaurar a força moral do governo até então universalmente considerado como inimigo da sociedade, conservar unidas as provincias que os sonhos federalistas arrastavam, fazer frente ás despezas do serviço publico, manter illeso o credito nacional, luctar contra a invasão da moeda falsa de cobre, á par da moeda depreciada de um banco mais do que roubado e fallido... tudo isso se conseguio, e a posteridade reservará bello quinhão nos seus agradecimentos á esses que lhe salvaram a patria »[1].

Nessa cruzada do patriotismo, que assegurou a integridade do imperio ameaçada pela commoção popular, Vasconcellos estava ligado aos dous decanos do partido liberal Lino Coutinho e Feijó.

E’ esse um dos periodos mais gloriosos da nossa historia.

    do Brasil, em 23 de Julho de 1831 (Colleção Nabuco, tom. 7, pag. 358). Um dos mais notaveis documentos de nossa historia politica, escripto com talento e patriotismo.

  1. Dr. Justiniano José da Rocha, biographia citada de B. P. de Vasconcellos.