Página:Esboços biográficos.pdf/192

Wikisource, a biblioteca livre

RASILEIRA
57

ridade desarmada ante a revolta arrogante. Cumpria, para salvar a sociedade, restaurar os principios de ordem, compromettidos pela revolução popular.

Assustados com a perspectiva dos triumphos revolucionarios, sobretudo no Pará e Rio-Grande-do-Sul, Feijó e Alves Branco pediam ás camaras, que déssem força á lei e á authoridade para anniquilar esses germens de dissolução politica.

Essa nova tendencia das idéas, essa nova direcção do espirito publico encontrou em Vasconcellos o seu apostolo. Separando-se de seus antigos companheiros politicos, ergueu no parlamento sua voz contra as idéas da revolução de Abril, e hasteou a bandeira do regresso, pondo-se á frente da reacção monarchica. Feijó, o regente da demogracia, foi o alvo de seus ataques, como a encarnação dos principios por elle combatidos.

Accusado de versatilidade, Vasconcellos respondia:

« Fui liberal; então a liberdade era nova no paiz, estava nas aspirações de todos, mas não nas leis, não nas idéas práticas; o poder era tudo; fui liberal. Hoje porém é diverso o aspecto da sociedade: os principios democraticos tudo ganharam, e muito comprometteram; a sociedade que então corria risco pelo poder, corre agora risco pela desorganisação e pela anarchia. Como então quiz,