Página:Esboços biográficos.pdf/193

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

58
BIBLIOTHECA


quero hoje servil-a, quero salval-a; e por isto sou regressista. Não sou transfuga, não abandono a causa que defendo no dia dos seus perigos, da sua fraqueza; deixo-a no dia em que tão seguro é o seu triumpho que até o excesso a compromette.

« Quem sabe si, como hoje defendo o paiz contra a desorganisação, depois de o haver defendido contra o despotismo e as commissões militares, não terei algum dia de dar outra vez a minha voz ao apoio e á defesa da liberdade? Os perigos da sociedade variam: o vento das tempestades nem sempre é o mesmo: como hade o político, cégo e immutavel, servir o seu paiz? »

Foi uma lucta de morte essa, travada entre o governo e a camara, entre o passado e o futuro.

Exagerando a lucta, Vasconcellos chegou a conceber o plano arrojado de substituir a regencia de Feijó pela da princeza D. Januaria.

Desarmado diante da camara, contrariado em suas convicções, o regente resignou o mando supremo e entregou o poder á seus adversarios. Estava definitivamente inaugurada a nova ordem de cousas.

Vasconcellos, o grande motor dessa mudança politica, tornou-se o arbitro da situação. Nomeado ministro da justiça e interino do Imperio expla-