Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre
— 10 —

dos á observação dos outros elementos morbidos, da albuminuria, da ictericia, da dôr, levam o clinico a um diagnostico certo, impossivel ainda quando o que existia era simplesmente febre, dôr, tachycardia, ausentes entre estes elementos as relações caracteristicas da febre amarella.

Assim para todas as molestias: só a evolução e a modalidade dos elementos morbidos, só o conhecimento das relações entre elles existentes, poderá levar ao diagnostico etiologico.

Com as variações hemo-leucocytarias o facto é identico :

Varias especies morbidas são acompanhadas de augmento da cifra normal de leucocytos e outras da diminuição della, conforme a phase da molestia. Por outro lado, a variação especifica dos leucocytos apresenta modalidades communs a muitas molestias. Encontrar para formula leucocytaria de um doente uma leucocytose e neutrophilia, não basta para a conclusão diagnostica, porquanto isto é elemento constitutivo de muitas especies nosologicas, não caracterisando, por isso mesmo, nenhuma dellas. Agora, procurando conhecer a phase correspondente da molestia, sabendo da evolução dos outros elementos morbidos, a formula hemo-leucocytaria assume grande valor, vem decidir muitas vezes um diagnostico duvidoso.

Febre typhoide e febre amarella[1] apresentam ambas em seu inicio uma neutrophilia com diminuição dos leucocytos. Depois, na primeira destas infecções agudas, ha o apparecimento de uma mononucleose, até a convalescença, ao passo que na outra a neutrophilia com leucopenia prevalece até o fim da molestia. O diagnostico differencial das duas especies morbidas torna-se assim facilmente praticavel, pelo conhecimento exacto da formula hemo-leucocytaria nos diversos periodos.

  1. A. Sodré e Miguel Couto—Das Gelb—Fieber (Encyclopedia Nothnagel].