Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre
— 13 —

hyper-leucocytose faz prever que o doente passará das condições de pneumonico para as condições de cadaver. Foram os estudos de Lœper que trouxeram este ensinamento.

Em relação á febre e a todos os elementos morbidos o facto é o mesmo.

Grande hyperthermia é perigoso, traduz quasi sempre intensidade da infecção e importa em enfraquecimento da economia ; hypothermia indica falta de reacção. Ambas as modalidades do elemento febre devem ser combatidas. E entretanto, a reacção thermica regular é sempre favoravel, contraindica a intervenção therapeutica.

Bastaria ao nosso intuito de por em saliencia a necessidade do estudo da reacção leucocytaria nos estados morbidos ter referido a facilidade que ao diagnostico e prognostico da molestia traz o conhecimento da formula numerica e especifica dos leucocytos.

E' falta de zelo scientifico o desconhecimento da reacção leucocytaria, tão imperdoavel quanto é o deixar de attender ao estado da tensão arterial, à intensidade da albuminuria, ao gráo thermico, etc.

Depois, não só vantagens praticas immediatas resultam dos estudos hemntologicos na molestia. A theoria poderá ahi encontrar conhecimnentos que fructificarão na descoberta de verdades ainda obscuras

A hematologia pathologica tem sido muito pouco cuidada em nosso meio scientifico.

Fôram raros os trabalhadores da medicina brazileira que se occuparam até aqui destes estudos. E vivemos num paiz tropical, onde grassam molestias cuja hematologia é ainda por completo desconhecida ! Ahi estão a lepra, o beriberi, a ankylostomiase, o bocio, especies morbidas incompletamente estudadas,algumas de etio-pathogenia ignorada, cuja hematologia seria talvez o primeiro passo no esclarecimento dos problemas que nellas prevalecem insoluveis.

Da febre amarella, flagello da nossa terra, peia do nosso progresso, foi feita a hematologia pelo