Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/15

Wikisource, a biblioteca livre
— 14 —

illustrado professor Miguel Couto. Estudou a formula leucocytaria da molestia, nella encontrando uma leucopenia e neutrophilia. E só ; nada mais a respeito de hematologia pathologica entre nós.

Comprehendemos que assim seja, visto como a experimentação tem tido poucos adeptos entre os mestres da medicina brazileira ; o laboratorio tem estado aqui no mais completo esquecimento, como si tôra uma inutilidade pratica.

Não importa isso em censura aos trabalhadores de nossa terra ; pelo engrandecimento da medicina muito têm elles feito na pratica da observação bem dirigida.

Melhor fôra, porém, acompanhar o progredir dos estudos medicos nessa via fecunda de descobertas, nesse terreno cheio de encantos, onde as verdades surgem sanccionadas pelo determinismo experimental, trazendo o cunho de conhecimentos positivos.

Quizeramos em nossos estudos um pouco mais de experimentação.

As conclusões abstractas do raciocinio encerram, ás vezes, muita grandeza ; não resistem, porém, ao embate dos factos da observação, sejam embora o fructo de uma logica genial. Torna se necessario provocar o phenomeno para observal-o, afim de estabelecer as condições nas quaes elle deverá sempre se manifestar, e só assim vel-o-emos passar do empirismo para o dominio das verdades irrecusaveis, levando o veredictum da razão scientifica.

A clinica recebe todos os dias do laboratorio valiosissimos subsidios na tarefa do diagnostico etiologico. Mais ainda, o laboratorio representa em nossa terra uma esperança. Delle esperamos esclarecidos os innumeros problemas de pathologia tropical, que por ahi prevalecem obscuros, zombando da sagacidade dos observadores e cujas incognitas estão repletas das illações as mais beneficas ao nosso bem estar.