Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre
— 16 —

Conhecemos, sobre a molestia, algumas publicações nacionaes de grande merito. Notas para o estudo das fórmas clinicas denomina-se o ultimo trabalho do Sr. Dr. F. Fajardo, de nós consultado com real proveito.

Apezar do que está feito, o impaludismo offerece ainda um vasto campo á actividade dos estudiosos ; encerra uma somma enorme de problemas a pesquizar.

A morphologia e propriedades biologicas do hematozoario representam questão aberta.

Na parte clinica existem factos innumeros de observação que esperam o interpretar exacto das pesquizas de laboratorio. Das cardiopathias palustres e de muitas outras determinações visceraes da molestia, muito pouco é sabido ainda.

A epidemiologia da malaria continúa o assumpto das controversias clinicas e, muitas das questões ardentemente discutidas, não estão resolvidas de modo positivo. Seja disto exemplo a existencia do impaludismo na zona urbana da Capital Federal.

Affirmando que não ha impaludismo na cidade do Rio de Janeiro e que o celeberrimo accesso pernicioso é um mytho, o saudoso mestre da medicina brazileira, o eminente professor F. de Castro, trouxe a condemnação do absurdo clinico, deu o grito de alarma contra os prejuizos da malefica intervenção therapeutica.

A clinica confirma de modo absoluto o pensar do grande sabio ; a sciencia, porém, exige seja elle verificado pela experimentação, pelo estudo systhematico de todas as pyrexias reinantes, com o emprego dos processos de laboratorio, necessarios ao diagnostico etiologico das especies morbidas. Só depois disso poder-se-á dizer, com a mais ampla razão scientifica, que não existe impaludismo na cidade do Rio de Janeiro.

A' pratica basta que o prevalece : a intervenção medica recebeu da sabia doutrina benefica influencia,