Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/18

Wikisource, a biblioteca livre
— 17 —

foi modificada de accôrdo com a inegavel verdade clinica.

Devemos declarar aqui, porque elles importam num esforço realizado, que sob a direcção do Dr. Gonçalves Cruz foram iniciados estudos no sentido de verificar a ausencia da malaria na cidade, assim como a distribuição topographica da molestia nas zonas visinhas da Capital Federal. Foram feitas pelo nosso talentoso collega Cardoso Fontes colheitas de sangue de grande numero de consultantes do Hospital de Misericordia, alguns suppostos de impaludismo, e o hematozoario só foi encontrado ou naquelles residentes em suburbios ou nos vindos de fóra. Jámais em individuos residentes na zona urbana da cidade.

Por outro lado, nas observações hematologicas contidas neste trabalho, não é encontrado um só doente que se tenha infeccionado na parte urbana da capital.

Procediamos a verificação diagnóstica, pelo microscopio, de todos os febricitantes entrados para o serviço, cujas expressões symptomaticas pudessem fazer crer no impaludismo, e nunca o exame foi positivo em doentes da cidade

Isso não constitue ainda base sufficiente para manter uma doutrina de tal alcance ; significa uma iniciativa, que deverá ser continuada no sentido de amplamente esclarecer o importante problema.

O que parece certo, aquillo de que temos convicção, é que a experiencia tornará ainda incontestavel a grande verdade.

E' uma aspiração que fortalece o nosso espirito, que vivifica a nossa consciencia, a de ver ainda o laboratorio e a observação clinica, de mãos dadas, numa alliança proveitosa, engrandecer a medicina brazileira, que entrará assim numa via prospera de immensas conquistas. E ficaremos contentes, todos nós que para esta terra ambicionamos um alto posto na hierarchia intellectual dos povos cultos, que a desejamos luminosa na sciencia universal.