Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/21

Wikisource, a biblioteca livre
— 20 —

O descobrimento do grande sabio, como todas as conquistas scientificas de alto alcance, foi por muito tempo contestado, estando os pesquizadores presos ao bacillus de Thomasi e Crudelli, admittido por muitos como causa pathogenica da molestia.

Hoje é questão fechada: a causa do impaludismo é o parasita descoberto no sangue pelo eminente Laveran.

Foram desde logo iniciadas pesquizas minuciosas sobre o hematozoario, e o polymorphismo delle suscitou em breve divergencias no pensar dos sabios, não accórdes em interpletal-o.

O inicio da grande questão, ainda hoje não resolvida, está nos estudos de Golgi sobre a febre quarta, feitos em 1885.

O sabio italiano notou grande dissemelhança entre os parasitas da quarta e os da terça, quer na evolução delles, no tamanho e disposição dos grãos de pigmento no interior do hematozoario, quer no numero de divisões dos corpos segmentados, e no aspecto da hematia parasitada, etc.

E continuaram as surprezas da morphologia do parasita, sendo notada sempre certa relação entre as manifestações clinicas da molestia e o aspecto morphologico do germen.

A fórma em crescente do hematozoario, pela extrema differenciação morphologica, constituia uma das bases da theoria pluralista, repugnando aos pesquizadores ver a mesma especie zoologica em organismos tão dissemelhantes.

Para o crescente voltou-se então a attenção dos sabios, desejosos de explicar o papel delle.

Entre o crescente e as manifestações febris do impaludismo quizeram os pesquizadores ver certa relação constante, sendo elle considerado por alguns como o germen productor das febres irregulares, por outros como ligado á febre estivo-outomnal. E o accôrdo entre os sabios não se estabelecia : o crescente prevaleceu longamente o objecto de divergencias entre os