Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/23

Wikisource, a biblioteca livre
— 22 —

Encontrou elle muitas vezes o crescente em casos de terçã benigna e de quartã.

A reproducção experimental da mesma modalidade febril e do mesmo typo parasitario, pouco vale ainda, no pensar de Laveran, á idéa pluralista. E' natural, pensa o eminente sabio, que o hematozoario continue no organismo inoculado, no novo meio, com o typo morphologico que apresentava no individuo de onde foi retirado e, d'ahi,a reproducção do mesmo typo febril.

Se fossem diversas as especies parasitarias, argumenta ainda o pesquizador, muito provavelmente seriam encontradas algumas dellas em certos paizes onde graça o impaludismo e outras não, quando, entretanto, o que se verifica, é a presença de todos os typos morphologicos do hematozoario nos logares palustres.

Metchnikoff, o sabio eminente, que tanto admiramos, é tambem partidario franco da unidade parasitaria, considerando-a muito de accordo com os conhecimentos até aqui adquiridos sobre os sporozoarios.

Da diversidade de formas, pensa o sabio russo, é explicação bastante a maior ou menor rapidez de reprodução, julgando grande argumento, ainda em favor da unidade parasitaria, o ser muito difficil differençar as fórmas jovens das especies de parasitas admittidas pelos auctores.

Façamos agora especial referencia aos estudos de Billet sobre o impaludismo, feitos na Algeria e publicados nos Annaes do Instituto Pasteur, a 25 de março de 1902.

Sejamos, na citação, quasi textual, afim de trazer melhor conhecimento de trabalho tão importante.

Ahi o autor distribue em duas estações os casos de impaludismo observados na Algeria.

A primeira, estivo-outomnal, vae dos ultimos dias de junho até novembro. Esta estação annuncia-se no mez de junho por violentas tempestades, seguidas de notavel elevação thermica. Ha depois uma grande secca, oscillando a temperatura entre 30° e 35°. E' nesta estação que se infeccionam os europeus re-