Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/26

Wikisource, a biblioteca livre
— 25 —

até então indemnes de infecção palustre. Este cyclo é representado pela fórma amiboide pequena do hematozoario e vai ter ao crescente, primeira phase da reproducção sexuada deste typo parasitario.

b ) Cyclo hiberno-vernal, ou do impaludismo secundario, isto é do impaludismo encontrado nos individuos tendo soffrido anteriormente um primeiro ataque.

Este cyclo é representado pela fórma amiboide grande e pigmentada do hematozoario e vae ter á rosacea, ultimo estadio do modo de multiplicação por via endogena ou asexuada do parasita.

Billet observou ainda directamente, em 20 casos differentes, a evolução do impaludismo primario em impaludismo secundario, a transformação das fórmas pequenas acompanhadas de crescentes, nas formas amiboides grandes pigmentadas.

Citamos quasi textualmente o importante trabalho do medico francez porque julgamol-o altamente confirmativo da unidade do hematozoario.

Não é ainda possivel receber como absolutamente verdadeiras as conclusões de Billet ; de seus estudos, porém, resulta a adaptação morphologica do parasita ás condições organicas do individuo infeccionado e tambem ao conjuncto de condições meteorologicas nas duas estações epidemicas.

Temos grande sympathia, acompanhando o nosso mestre, Dr. Gonçalves Cruz, pela theoria unicista do parasita do impaludismo.

Durante longos mezes observámos casos de impaludismo no Hospital da Misericordia e chegámos ao conhecimento de factos que parecem dizer muito, a nosso ver, em favor da theoria de Laveran.

Observámos diversos casos de terça benigna, com o typo parasitario correspondente, ao lado de corpos em crescente.

Por outro lado encontrámos tambem alguns casos de impaludismo grave, contendo o sangue o typo morphologico da terça benigna e apresentando fórmas